REVISTA DOS TRIBUNAIS

Mundo enfrenta crescimento baixo persistente na ausência de reformas de produtividade, diz FMI

Mundo enfrenta crescimento baixo persistente na ausência de reformas de produtividade, diz FMI

Homem trabalhando construindo carros

WASHINGTON (Reuters) – O crescimento econômico global atingirá apenas 2,8% até 2030, um ponto percentual abaixo da média histórica, a menos que sejam feitas grandes reformas para aumentar a produtividade e alavancar tecnologias como a inteligência artificial, disse o FMI nesta quarta-feira.

O Fundo Monetário Internacional divulgou um capítulo de seu próximo relatório Perspectivas Econômicas Mundiais que mostrou mais declínios na taxa de crescimento global, que tem desacelerado constantemente desde a crise financeira global de 2008-2009.

“Sem medidas ambiciosas para aumentar a produtividade, o crescimento global deverá cair muito abaixo de sua média histórica”, disse o FMI, alertando que as expectativas de crescimento fraco poderiam desencorajar o investimento, possivelmente aprofundando a desaceleração.

O credor global disse que o cenário persistente de baixo crescimento, combinado com as taxas de juros altas, também poderia restringir a capacidade dos governos de combater a desaceleração econômica e investir em iniciativas de bem-estar social ou ambientais.

“Tudo isso é exacerbado por fortes obstáculos decorrentes da fragmentação geoeconômica e de políticas comerciais e industriais unilaterais prejudiciais”, afirmou em um blog que acompanha o Capítulo 3 relatório, a ser divulgado na íntegra na próxima terça-feira.

Há um ano, o FMI disse que esperava que o crescimento de médio prazo ficasse em torno de 3%. A nova previsão reflete revisões para baixo do crescimento de médio prazo em todos os grupos de renda e regiões, principalmente nas economias de mercados emergentes.

O FMI pediu aos países que tomem medidas urgentes para combater o enfraquecimento das perspectivas de crescimento, alertando que isso piora as perspectivas de padrões de vida e de redução da pobreza global.

“Um ambiente de baixo crescimento arraigado, aliado a taxas de juros altas, ameaçaria a sustentabilidade da dívida e poderia alimentar a tensão social e dificultar a transição verde”, afirmou.

O FMI disse que uma série de políticas, incluindo uma melhor alocação de capital e mão de obra e o enfrentamento da escassez de mão de obra nas principais economias com populações envelhecidas, pode oferecer esperança.

(Reportagem de Andrea Shalal)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

queimadas florestais no Brasil

Queimadas Florestais: uma análise dos impactos sociais, econômicos e ambientais

As queimadas recentes que ocorrem em grande parte do Brasil têm sido motivo de grande preocupação tanto a nível nacional quanto internacional, visto que contribuem para o desmatamento acelerado, destruindo habitats de inúmeras espécies de plantas e animais. A Amazônia, por exemplo, é um dos ecossistemas mais biodiversos do planeta,

Pior seca já registrada faz rios da Amazônia atingirem baixa histórica

Pior seca já registrada faz rios da Amazônia atingirem baixa histórica

Por Jorge Silva e Leonardo Benassatto TEFÉ, Amazonas (Reuters) – A pior seca já registrada reduziu o nível de água dos rios da bacia amazônica a uma baixa histórica, em alguns casos secando leitos de rios que antes eram vias navegáveis. O Solimões, um dos principais afluentes do poderoso rio

Google comprará créditos de carbono de startup brasileira

Google comprará créditos de carbono de startup brasileira

(Reuters) – O Google concordou pela primeira vez em comprar créditos de carbono baseados em reflorestamento de uma startup brasileira, um movimento que marca seu primeiro envolvimento com projetos desse tipo no país. A unidade da Alphabet vai adquirir 50.000 toneladas de créditos de carbono até 2030 da Mombak, que