REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Sistemas de IA do Google avançam com matemática em direção ao raciocínio

Sistemas de IA do Google avançam com matemática em direção ao raciocínio

Sistemas de IA do Google avançam com matemática em direção ao raciocínio

sistemas de IA e matetmática

Por Kenrick Cai

(Reuters) – O Google, da Alphabet, apresentou na quinta-feira dois sistemas de inteligência artificial que demonstraram avanços na solução de problemas matemáticos complexos, uma das principais fronteiras do desenvolvimento da IA generativa.

A classe atual de modelos de IA, que funciona prevendo estatisticamente a próxima palavra, tem tido dificuldades com a matemática abstrata, que exige maior capacidade de raciocínio, semelhante à inteligência humana.

A DeepMind, a unidade de IA da empresa, publicou resultados mostrando que seus novos modelos de IA em desenvolvimento, chamados AlphaProof e AlphaGeometry 2, resolveram quatro de seis questões na Olimpíada Internacional de Matemática de 2024, uma importante competição para estudantes do ensino médio.

O Google disse em uma publicação em um blog que uma questão foi resolvida em minutos, mas outras levaram até três dias, mais do que o limite de tempo da competição. Ainda assim, os resultados representam as melhores notas na competição por um sistema de IA até o momento.

A empresa disse que criou o AlphaProof, um sistema focado em raciocínio, combinando uma versão do Gemini, o modelo de linguagem por trás de seu chatbot de mesmo nome, com o AlphaZero, outro sistema de IA que anteriormente superava os humanos em jogos de tabuleiro como xadrez. O AlphaProof resolveu três dos problemas da competição, incluindo a pergunta mais difícil, que foi resolvida por apenas cinco dos mais de 600 participantes humanos.

Um problema matemático adicional foi resolvido pelo AlphaGeometry 2.

A Reuters informou no início de julho que a OpenAI, apoiada pela Microsoft, estava desenvolvendo uma tecnologia de raciocínio com o nome de código “Strawberry”. O projeto, anteriormente conhecido como Q*, foi considerado um avanço tão grande que vários pesquisadores da equipe escreveram uma carta para a diretoria da OpenAI em novembro, alertando que ele poderia ameaçar a humanidade, conforme relatado pela Reuters.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags: 

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem da famosa escultura do logo da Google em um ambiente urbano, destacando suas cores vibrantes e formato icônico. Um símbolo da inovação e tecnologia da empresa.

Laços do Google com apoiadores externos são questionados em apelação da Epic Games

Por Mike Scarcella (Reuters) – As organizações que apoiam o Google em um processo antitruste movido pela Epic Games, produtora do videogame “Fortnite”, não devem ter permissão para ocultar seus laços financeiros com a companhia, segundo informações de tribunal de apelações doss EUA. As petições de amicus – apresentações de

Retrato de um político em um ambiente formal, com expressão contemplativa e foco no rosto, transmitindo seriedade e reflexão.

AGU notifica Facebook para retirada de vídeo falso de Haddad sobre impostos

SÃO PAULO (Reuters) – A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou nesta quinta-feira ao Facebook uma notificação extrajudicial solicitando que seja removida da plataforma, em até 24 horas, um vídeo falso, manipulado por inteligência artificial, no qual é atribuída ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fala sobre a criação de impostos.

Logo da Petrobras em destaque na fachada de um edifício, com as letras em verde sobre uma parede cinza. O símbolo BR representa a marca.

Petrobras tem decisão favorável em arbitragem na B3

SÃO PAULO (Reuters) – A Petrobras informou na noite de quinta-feira que recebeu sentença favorável em processo de arbitragem que tramita perante a Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM) da B3, conforme comunicado ao mercado. Segundo a estatal, a arbitragem foi iniciada por diversos investidores estrangeiros que adquiriram ações da

Homem lavando o rosto com água fresca em um dia ensolarado, promovendo a sensação de alívio e refresco. Ideal para temas de cuidado pessoal e bem-estar.

Organização Meteorológica Mundial confirma que 2024 foi ano mais quente já registrado

BERLIM (Reuters) – O ano de 2024 foi o mais quente já registrado, disse uma porta-voz da Organização Meteorológica Mundial (OMM) antes da divulgação, nesta sexta-feira, de um relatório abrangente que incorpora as conclusões de vários institutos regionais de monitoramento climático. As descobertas, que serão divulgadas às 17h (horário de