thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo central tem déficit primário de R$38,8 bi em junho, diz Tesouro

Notas de 200 reais

(Reuters) – O governo central registrou déficit primário de 38,836 bilhões de reais em junho, ante um saldo negativo de 45,067 bilhões de reais no mesmo mês do ano passado, informou o Tesouro Nacional nesta sexta-feira.

O resultado, que compreende as contas de Tesouro, Banco Central e Previdência Social, veio no mês passado ligeiramente pior que o saldo negativo de 37,4 bilhões de reais projetado por analistas em pesquisa da Reuters.

No mês passado, houve uma alta de 5,8% acima da inflação na receita líquida — que exclui transferências para governos regionais — na comparação com o mesmo mês de 2023, atingindo 160,482 bilhões de reais.

A despesa total, por outro lado, registrou um crescimento real de 0,3%, a 199,318 bilhões de reais.

Do lado das receitas, segundo o Tesouro, foram destaques o recolhimento de tributos administrados pela Receita Federal, com impulso principalmente da arrecadação de Imposto de Importação, IPI e Cofins.

Sobre as despesas, a pasta apontou o impacto dos desembolsos de Benefícios de Prestação Continuada da LOAS/RMV, com uma alta de 16,0%, devido a “crescimento do número de beneficiários e pelos aumentos reais do salário-mínimo em 2023 e 2024”.

Com o dado mensal, o resultado acumulado nos primeiros seis meses do ano ficou negativo em 68,698 bilhões de reais, frente a um saldo negativo de 43,233 bilhões de reais observado no mesmo período de 2023. Em 12 meses, as contas do governo central acumulam rombo de 260,7 bilhões de reais, o equivalente a 2,29% do PIB.

(Por Fernando Cardoso)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Reunião dos Ministros das Relações Exteriores do G7 em Kananaskis, Charlevoix, no ano de 2025, destacando líderes globais em ambiente natural.

G7 alerta Rússia sobre novas sanções se não houver acordo de cessar-fogo

LA MALBAIE, Canadá (Reuters) – As nações do G7 enfatizaram nesta sexta-feira a necessidade de “acordos de segurança” robustos para garantir um cessar-fogo entre a Ucrânia e a Rússia, alertando Moscou para seguir Kiev no acordo de cessar-fogo ou enfrentará novas sanções, de acordo com um rascunho final do comunicado.