REVISTA DOS TRIBUNAIS

Mercosul flexibiliza tarifa comum de importação até 2025, diz ministério

Mercosul flexibiliza tarifa comum de importação até 2025, diz ministério

Mercosul flexibiliza tarifa comum de importação até 2025

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) – O Mercosul decidiu suspender até dezembro de 2025 a regra que limitava alterações na lista de exceções tarifárias adotadas por países do bloco para produtos importados, informou nesta quinta-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

A Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec) comporta até 100 itens sobre os quais é possível aplicar imposto de importação diferente da tarifa acordada entre os membros do Mercosul em compras feitas de países de fora do bloco.

Até a decisão desta semana, para trocar os produtos dessa lista era preciso obedecer um limite semestral de 20% dos itens. Agora, os países poderão alterar 100% da lista até o fim de 2025. A medida atende a uma proposta feita pelo Brasil, segundo a pasta.

“A flexibilidade adicional para manejar a Letec nesse momento tem grande importância, considerando o contexto de redução das medidas excepcionais relacionadas a pandemia de Covid-19″, disse o secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, em nota divulgada pela pasta.

A medida foi aprovada pelo Conselho do Mercado Comum do Mercosul, durante a reunião de cúpula do bloco que acontece no Rio de Janeiro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Petróleo sobe mais de 3% com conflitos no Oriente Médio

Petróleo sobe mais de 3% com conflitos no Oriente Médio

Por Shariq Khan NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo fecharam em alta de mais de 3% nesta segunda-feira, com o Brent ultrapassando 80 dólares por barril pela primeira vez desde agosto, depois que um agravamento dos riscos de uma guerra regional no Oriente Médio tirou os investidores de

Ibovespa tem alta marginal sustentada por commodities

Ibovespa tem alta marginal sustentada por commodities

Por Paula Arend Laier SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou com uma alta marginal nesta segunda-feira, sustentada por Vale e Petrobras, na esteira do avanço do minério de ferro e do petróleo no exterior, mas distante da máxima do dia, em meio ao viés negativo em Wall Street e