thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Colheita de soja 23/24 do Brasil avança a 6% por quebra e antecipação de ciclo, diz AgRural

Colheita de soja 23/24 do Brasil avança a 6% por quebra e antecipação de ciclo

SÃO PAULO (Reuters) – A colheita da safra 2023/24 de soja do Brasil teve avanço expressivo, chegando a 6% da área cultivada na última quinta-feira, contra 2,3% registrados na semana anterior e 1,8% no mesmo período do ano passado, disse nesta segunda-feira a AgRural.

Segundo a consultoria, os trabalhos foram impulsionados pelo encurtamento do ciclo das lavouras de soja e pelas perdas de produtividade resultantes da estiagem e do calor.

A colheita tem sido puxada por Mato Grosso, maior produtor nacional da oleaginosa, e Paraná, mas outros Estados também já iniciaram os trabalhos, disse a AgRural.

“As baixas produtividades que chegam dos reportes de colheita não surpreendem em Mato Grosso, já que o Estado foi o mais afetado pela estiagem nesta safra. No Paraná, rendimentos um pouco mais baixos que os esperados inicialmente causam decepção no Estado, onde o calor e a irregularidade das chuvas têm afetado as lavouras na reta final da fase de enchimento de grãos”, afirmou, em nota.

Na semana passada, a AgRural anunciou um corte de sua previsão para a produção de soja do Brasil em cerca de 9 milhões de toneladas, para 150,1 milhões de toneladas, em função do clima mais severo.

Já para o milho, a AgRural apontou que o plantio da safrinha 2024 chegou a 4,9% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 0,4% na semana anterior e 1% no mesmo período do ano passado. A colheita de milho verão 2023/24, por sua vez, atingiu 7,9% da área, ante 5,1% na semana precedente e 5,9% um ano antes.

 

(Por Letícia Fucuchima e Gabriel Araujo)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Reunião dos Ministros das Relações Exteriores do G7 em Kananaskis, Charlevoix, no ano de 2025, destacando líderes globais em ambiente natural.

G7 alerta Rússia sobre novas sanções se não houver acordo de cessar-fogo

LA MALBAIE, Canadá (Reuters) – As nações do G7 enfatizaram nesta sexta-feira a necessidade de “acordos de segurança” robustos para garantir um cessar-fogo entre a Ucrânia e a Rússia, alertando Moscou para seguir Kiev no acordo de cessar-fogo ou enfrentará novas sanções, de acordo com um rascunho final do comunicado.