REVISTA DOS TRIBUNAIS

thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Famílias Multifacetadas – Os Desafios das Famílias LGBTQIA+

Famílias Multifacetadas – Os Desafios das Famílias LGBTQIA+

famílias multifacetadas
Autora de ‘Famílias Multifacetadas’, Samantha Dufner destaca diversidade e desafios LGBTQIA+ em novo livro

A autora Samantha Dufner, que lançou recentemente o livro Famílias Multifacetadas, vem recebendo destaque na mídia por sua obra, que aborda a diversidade e os desafios das famílias LGBTQIA+, além de também tratar do conceito tradicional de família. Em seu livro, ela aborda o tratamento jurídico dado às famílias formadas nas mais diversas características e elucida como o Direito deve ser o garantidor de constituições familiares para todas as pessoas, seguindo o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, publicado pelo CNJ. A autora foi destaque na mídia durante o último mês, veja algumas das matérias publicadas:

– O maior problema da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, por VEJA Gente: “Samantha Dufner, autora do livro Famílias Multifacetadas, que traz relatos de pessoas que vivem diferentes formas de amor e parentalidade, afirma que O maior problema está no preconceito e na discriminação social. É em razão de um juízo de valor desarrazoado que a sociedade estigmatiza as minorias sexuais, criando estereótipos negativos. O preconceito gera exclusão nos ambientes sociais, provoca a evasão escolar, impede o acesso ao trabalho, gera a violência de gênero e em razão da orientação sexual. Exemplo disso, a expectativa de vida de pessoas trans, que é de apenas 35 anos de idade”.
(Fonte:
https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/o-maior-problema-da-comunidade-lgbtqiapn-no-brasil)

– Goiás registra 66 denúncias de violações contra pessoas LGBTQIA+ em apenas cinco meses, por Jornal Opção: Infelizmente o Brasil é um país extremamente violento, mas imagine a pessoa ser subtraída do direito de existir nessa tenra idade. É um dado vergonhoso’, explicou a pesquisadora. A título de comparação, as pessoas na idade média tinham essa média de vida. A expectativa de vida da população brasileira em geral é de 74,9 anos. ‘A minha percepção é de que os índices de violência têm aumentado porque as pessoas efetivamente saíram dos armários e isso parece ter aumentado o ódio contra essa população’.”
(Fonte: https://www.jornalopcao.com.br/violencia/goias-registra-66-denuncias-de-violacoes-contra-pessoas-lgbtqia-em-apenas-cinco-meses-503211/)

– Moradores da região expressam o orgulho de ser LGBTQIA+, por Diário do Grande ABC: “Samantha Dufner, autora do livro Famílias Multifacetadas, destaca que o Brasil é um dos países mais LGBTfóbicos do mundo. A especialista aponta para um cenário negativo que o País apresenta para a comunidade internacional. ‘Os dados da Antra (Articulação Nacional de Travestis e Transexuais), mostram que a expectativa de vida de pessoas trans no Brasil é de 35 anos, enquanto um brasileiro vai além dos 70 anos’.”
(Fonte: https://www.dgabc.com.br/Noticia/3990618/moradores-da-regiao-expressam-o-orgulho-de-ser-lgbtqia)

– Famílias além do padrão é o manual que rompe barreiras e valoriza a diversidade, por Jornal de Brasília: Em seu manual de volume único, a autora abrange uma extensa variedade de formações familiares, desde casamentos e uniões estáveis tradicionais até núcleos homoafetivos, transafetivos, ectogenéticos, coparentais, monoparentais, socioafetivos e multiparentais. Além disso, ela explora formações não reconhecidas, como as famílias poliamoristas, simultâneas e multiespécies. Ao todo, são 16 capítulos dedicados às famílias conjugais e parentais, levando em consideração valores fundamentais como a diferença, a dignidade, a pluralidade, as liberdades, a diversidade e a equidade.” (Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/blogs-e-colunas/analice-nicolau/familias-alem-do-padrao-e-o-manual-que-rompe-barreiras-e-valoriza-a-diversidade/)

– Junho chega como mês LGBTQIA+, por Último Segundo: “Samantha Dufner, autora do livro Famílias Multifacetadas, que aborda a diversidade familiar na comunidade LGBTQIA+, diz que com relação à diversidade no Brasil, é importante dizer que nós não temos até hoje nenhuma lei que regulamente os direitos da comunidade LGBTQIAPN+ no país. Temos alguns dispositivos isolados que mencionam orientação sexual e diversidade, mas não temos um estatuto, uma regra própria ou leis que protejam a comunidade”
(Fonte:
https://ultimosegundo.ig.com.br/colunas/responsabilidade-com/2023-05-31/junho-chega-como-mes-lgbtqia.html).

Famílias Multifacetadas é a primeira obra de Samantha Dufner publicada pela Livraria RT. O livro pode ser adquirido no site da livraria e está disponível, também, em formato digital Thomson Reuters Proview, na assinatura RT Prime Biblioteca Digital Mensal Full

Confira a obra:

 

 

Mais lidas

Post Relacionado