REVISTA DOS TRIBUNAIS

Famílias Multifacetadas – Os Desafios das Famílias LGBTQIA+

Famílias Multifacetadas – Os Desafios das Famílias LGBTQIA+

famílias multifacetadas
Autora de ‘Famílias Multifacetadas’, Samantha Dufner destaca diversidade e desafios LGBTQIA+ em novo livro

A autora Samantha Dufner, que lançou recentemente o livro Famílias Multifacetadas, vem recebendo destaque na mídia por sua obra, que aborda a diversidade e os desafios das famílias LGBTQIA+, além de também tratar do conceito tradicional de família. Em seu livro, ela aborda o tratamento jurídico dado às famílias formadas nas mais diversas características e elucida como o Direito deve ser o garantidor de constituições familiares para todas as pessoas, seguindo o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, publicado pelo CNJ. A autora foi destaque na mídia durante o último mês, veja algumas das matérias publicadas:

– O maior problema da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, por VEJA Gente: “Samantha Dufner, autora do livro Famílias Multifacetadas, que traz relatos de pessoas que vivem diferentes formas de amor e parentalidade, afirma que O maior problema está no preconceito e na discriminação social. É em razão de um juízo de valor desarrazoado que a sociedade estigmatiza as minorias sexuais, criando estereótipos negativos. O preconceito gera exclusão nos ambientes sociais, provoca a evasão escolar, impede o acesso ao trabalho, gera a violência de gênero e em razão da orientação sexual. Exemplo disso, a expectativa de vida de pessoas trans, que é de apenas 35 anos de idade”.
(Fonte:
https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/o-maior-problema-da-comunidade-lgbtqiapn-no-brasil)

– Goiás registra 66 denúncias de violações contra pessoas LGBTQIA+ em apenas cinco meses, por Jornal Opção: Infelizmente o Brasil é um país extremamente violento, mas imagine a pessoa ser subtraída do direito de existir nessa tenra idade. É um dado vergonhoso’, explicou a pesquisadora. A título de comparação, as pessoas na idade média tinham essa média de vida. A expectativa de vida da população brasileira em geral é de 74,9 anos. ‘A minha percepção é de que os índices de violência têm aumentado porque as pessoas efetivamente saíram dos armários e isso parece ter aumentado o ódio contra essa população’.”
(Fonte: https://www.jornalopcao.com.br/violencia/goias-registra-66-denuncias-de-violacoes-contra-pessoas-lgbtqia-em-apenas-cinco-meses-503211/)

– Moradores da região expressam o orgulho de ser LGBTQIA+, por Diário do Grande ABC: “Samantha Dufner, autora do livro Famílias Multifacetadas, destaca que o Brasil é um dos países mais LGBTfóbicos do mundo. A especialista aponta para um cenário negativo que o País apresenta para a comunidade internacional. ‘Os dados da Antra (Articulação Nacional de Travestis e Transexuais), mostram que a expectativa de vida de pessoas trans no Brasil é de 35 anos, enquanto um brasileiro vai além dos 70 anos’.”
(Fonte: https://www.dgabc.com.br/Noticia/3990618/moradores-da-regiao-expressam-o-orgulho-de-ser-lgbtqia)

– Famílias além do padrão é o manual que rompe barreiras e valoriza a diversidade, por Jornal de Brasília: Em seu manual de volume único, a autora abrange uma extensa variedade de formações familiares, desde casamentos e uniões estáveis tradicionais até núcleos homoafetivos, transafetivos, ectogenéticos, coparentais, monoparentais, socioafetivos e multiparentais. Além disso, ela explora formações não reconhecidas, como as famílias poliamoristas, simultâneas e multiespécies. Ao todo, são 16 capítulos dedicados às famílias conjugais e parentais, levando em consideração valores fundamentais como a diferença, a dignidade, a pluralidade, as liberdades, a diversidade e a equidade.” (Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/blogs-e-colunas/analice-nicolau/familias-alem-do-padrao-e-o-manual-que-rompe-barreiras-e-valoriza-a-diversidade/)

– Junho chega como mês LGBTQIA+, por Último Segundo: “Samantha Dufner, autora do livro Famílias Multifacetadas, que aborda a diversidade familiar na comunidade LGBTQIA+, diz que com relação à diversidade no Brasil, é importante dizer que nós não temos até hoje nenhuma lei que regulamente os direitos da comunidade LGBTQIAPN+ no país. Temos alguns dispositivos isolados que mencionam orientação sexual e diversidade, mas não temos um estatuto, uma regra própria ou leis que protejam a comunidade”
(Fonte:
https://ultimosegundo.ig.com.br/colunas/responsabilidade-com/2023-05-31/junho-chega-como-mes-lgbtqia.html).

Famílias Multifacetadas é a primeira obra de Samantha Dufner publicada pela Livraria RT. O livro pode ser adquirido no site da livraria e está disponível, também, em formato digital Thomson Reuters Proview, na assinatura RT Prime Biblioteca Digital Mensal Full

Confira a obra:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Dólar abre com leve alta enquanto investidores analisam dados do IPCA

Dólar abre com leve alta enquanto investidores analisam dados do IPCA

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar tinha leve alta frente ao real nas primeiras negociações desta quarta-feira, ampliando os ganhos da véspera, à medida que investidores analisavam dados do IPCA de setembro e aguardavam números de inflação dos Estados Unidos, em busca de sinais sobre a trajetória de juros do

Fitch diz que descarbonização da economia global está progredindo de forma muito lenta

Fitch diz que descarbonização da economia global está progredindo de forma muito lenta

LONDRES (Reuters) – A descarbonização da economia global está progredindo muito lentamente e, embora melhorias tenham ocorrido entre economias desenvolvidas, os países emergentes não têm conseguido reduzir suas emissões de carbono, alertou a agência de classificação de risco Fitch Ratings em um relatório publicado nesta quarta-feira. As emissões globais de

IPCA sobe 0,44% em setembro, diz IBGE

IPCA sobe 0,44% em setembro, diz IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,44 por cento em setembro, após baixa de 0,02 por cento no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. No acumulado de 12 meses até setembro, o IPCA teve alta de 4,42 por cento,