thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vazamento recorde de dados ligados ao Pix envolve 11 milhões de pessoas, informam CNJ e BC

Fachada do Banco Central do Brasil com o logo e nome em destaque na parede de pedra.

Por Fabricio de Castro

(Reuters) – Um incidente envolvendo dados pessoais vinculados a chaves Pix em um sistema operado pelo Conselho Nacional de Justiça provocou o vazamento de informações cadastrais de mais de 11 milhões de pessoas, informou nesta quarta-feira o Banco Central e o CNJ.

Em nota, o CNJ informou que o acesso indevido ocorreu no Sistema de Busca de Ativos Financeiros (Sisbajud), que é operado pelo órgão, e envolveu um total de 11.003.398 de pessoas. Segundo o CNJ, o incidente ocorreu nos dias 20 e 21 de julho.

Este é o maior vazamento de informações ligadas a chaves Pix já registrado, considerando página mantida pelo próprio Banco Central para registro de ocorrências semelhantes. Anteriormente, o maior vazamento já registrado havia envolvido 414.526 chaves, em agosto de 2021.

“Foram acessados exclusivamente os seguintes dados: nome da pessoa, chave Pix, nome do banco, número da agência e número da conta. Não houve acesso a qualquer dado protegido pelo sigilo bancário, como saldos, senhas ou extratos, nem acesso a valores depositados”, disse o CNJ na nota.

Também em nota, o BC afirmou que “não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”.

Conforme o BC, “foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso”.

Em sua nota, o CNJ acrescentou que não utilizará qualquer meio para se comunicar com os afetados. “Oportunamente será disponibilizado canal exclusivo para consulta ao cidadão e sua divulgação se dará pelo endereço oficial do Conselho pelo sítio www.cnj.jus.br”, acrescentou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Portão amarelo com uma placa em branco na frente de uma área externa com árvores ao fundo, indicando o nome 'Vale'.

BHP é responsável por colapso da barragem de Mariana, decide tribunal britânico

Por Sam Tobin LONDRES (Reuters) – A BHP é responsável pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG), em 2015, decidiu o Tribunal Superior de Londres nesta sexta-feira, em processo que advogados dos autores da ação avaliaram anteriormente em até 36 bilhões de libras (US$48 bilhões). Centenas de milhares

Homem de cabelo cinza, expressão séria, veste terno e gravata, em ambiente profissional

Haddad volta a fazer apelo por aprovação de projeto sobre devedor contumaz

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira que dentre as diferentes medidas voltadas à segurança pública que tramitam no Congresso Nacional, o Legislativo precisa dar atenção especial ao projeto sobre devedor contumaz. “Já votou por unanimidade no Senado. Falta só a Câmara dar a palavra

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.