thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mercosul fecha acordo de livre comércio com bloco europeu Efta e deve anunciar na quarta, dizem fontes

Reunião do Conselho do Mercado Comum e Cúpula de Presidentes dos Estados Unidos na América do Sul com vários líderes em uma conferência oficial, com bandeiras de diferentes países ao fundo.

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) – O Mercosul concluiu as negociações de um acordo de livre comércio com o bloco europeu Efta, formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, informaram à Reuters fontes que acompanham o tema, e o fim das negociações será anunciado na quarta-feira, em Buenos Aires, pelo governo argentino, que ocupa neste momento a presidência pro-tempore do bloco.

O acordo vinha sendo negociado desde 2017 e chegou a ser anunciado em 2019. No entanto, da mesma forma que com as negociações entre Mercosul e União Europeia, os quatro países reverteram suas posições e pediram mais garantias ambientais, em meio ao crescimento exponencial do desmatamento no Brasil durante o governo de Jair Bolsonaro.

As negociações com o Efta avançaram em paralelo com a UE, e tomaram impulso depois da eleição de Donald Trump para presidência dos Estados Unidos. Assim como os líderes da UE, os chefes de Estado dos quatro países consideraram o momento uma oportunidade para ampliar mercados em meio às políticas protecionistas do novo governo norte-americano.

O vice-presidente da Suíça, Guy Parmelin, responsável pelas negociações comerciais do Efta, chegou nesta terça a Buenos Aires para o anúncio do acordo. A assinatura final, no entanto, deve demorar alguns meses, já que o texto precisa ser aprovado pelos Parlamentos de todos os países.

Ao contrário do acordo Mercosul-UE, no entanto, não se espera resistências dos europeus. Enquanto na UE a França, principalmente, e também outros países são contrários ao acordo, os quatro países do Efta são todos favoráveis. “É uma negociação muito mais simples”, disse uma das fontes.

O acordo Mercosul-UE foi finalizado e anunciado em dezembro de 2024, durante a cúpula de Montevidéu. No entanto, ainda precisa passar pela aprovação do Parlamento e do Conselho Europeu, o que se espera para o segundo semestre deste ano.

A intenção do governo brasileiro e da UE é que a assinatura aconteça em dezembro, durante a presidência do Brasil no Mercosul.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Revista dos Tribunais: dois títulos semifinalistas no Prêmio Jabuti Acadêmico em 2025

Uma das mais tradicionais editoras jurídicas do país, a Revista dos Tribunais marca presença na segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico com duas obras concorrendo na categoria “Direito” da premiação. O prêmio reconhece a excelência da produção científica, técnica e profissional brasileira. Criado em 2024 pela Câmara Brasileira do Livro

Reunião internacional de empresários e líderes mundiais em grande conferência, com participantes de diferentes países e um painel de oradores ao fundo.

Lula veta aumento em número de deputados

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o aumento no número de deputados federais dos atuais 513 para 531 que foi recentemente aprovado pelo Congresso Nacional, mostrou edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União. Na mensagem de veto, encaminhada ao presidente do Senado e do Congresso

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.