thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Haddad diz que se reunirá com Lula para apresentar medidas estruturais que podem ser anunciadas nesta terça

Homem de terno e gravata falando em um evento, segurando um microfone com fundo de painél de madeira, em uma apresentação ou discurso

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que se reunirá na tarde desta terça-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar medidas estruturais na área fiscal que classificou como soluções duradouras para as contas públicas.

“O plano de voo está bom, acredito que até superior ao que fizemos no ano passado, um alcance ainda maior do que fizemos no ano passado”, disse em entrevista a jornalistas.

Haddad afirmou que as medidas encontram respaldo dos comandos da Câmara dos Deputados e do Senado, ressaltando que a decisão sobre o tema deve ser levada a público “em algumas horas”.

“Antes mesmo da remessa das medidas, já está havendo um acolhimento dos presidentes (do Legislativo), agora vamos conversar com as bancadas (partidárias)”, disse.

Segundo ele, na reunião com Lula serão levados apenas pequenos detalhes a serem arbitrados, por haver concordância entre membros do governo e a cúpula do Congresso sobre a maior parte dos temas.

De acordo com o ministro, o pacote envolve ao menos uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e um projeto de lei “relativamente amplo”, além de uma possível medida provisória para ajustar temas que precisam entrar em vigor imediatamente.

Na entrevista, Haddad afirmou que as medidas fiscais a serem apresentadas não envolvem sugestões dadas pelo Ministério de Minas e Energia porque o Congresso já debate um projeto enviado pela pasta, ressaltando que parte das sugestões do órgão já estão na conta da equipe econômica para alcançar as metas fiscais.

O governo anunciou no fim de maio uma elevação de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre uma série de operações cambiais, de crédito e de previdência privada. A medida gerou forte reação política, foi parcialmente revertida, mas ainda enfrenta resistência, o que levou a equipe econômica a analisar ações alternativas.

 

(Por Bernardo Caram, reportagem adicional de Eduardo Simões)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem do Congresso Nacional do Brasil, com destaque para as duas torres gêmeas na Praça dos Três Poderes, Brasília, símbolo da política brasileira.

Congresso derruba parte de vetos de Lula à lei das eólicas offshore

BRASÍLIA (Reuters) – O Congresso Nacional derrubou nesta terça-feira parcialmente vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a uma série de itens incluídos pelos parlamentares durante a tramitação do projeto de lei que regulamenta as usinas eólicas em alto mar, o que deverá ter um impacto nos próximos anos

Imagem de um homem de terno azul escuro, barba branca e cabelos grisalhos, falando em um evento oficial ao lado da bandeira do Brasil, com um cartaz que mostra 'Paris, Quinta-feira, 5 de junho de 2025'.

Lula cobra do G7 contribuições ambiciosas para redução de aquecimento global

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou uma de suas falas no G7, nesta terça-feira, para cobrar que os presidentes presentes na Cúpula aumentem as ambições de seus países em suas contribuições para evitar o aquecimento global, as chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês).

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.