REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Seca na Amazônia dificulta transporte de mercadorias e afeta vida de moradores

Seca na Amazônia dificulta transporte de mercadorias e afeta vida de moradores

Seca na Amazônia dificulta transporte de mercadorias e afeta vida de moradores

Seca na amazônia

MANACAPURU, Amazonas (Reuters) – As secas severas na região da floresta amazônica brasileira estão alterando drasticamente a vida dos moradores, com a mobilidade sendo dificultada pelos níveis recordes de baixa em trechos do rio Amazonas.

Na cidade de Manacapuru, perto da capital do Amazonas, Manaus, a seca afetou a navegação no rio Solimões, que se transforma no rio Amazonas logo abaixo e é vital para o transporte de todos os tipos de mercadorias que entram e saem da cidade.

Barcos encalhados em bancos de areia se tornaram uma visão comum, dificultando o transporte de produtos locais, como peixes, bananas e cassava, além de interromper a logística para trazer itens básicos como alimentos e água de fora.

“Colocamos o barco aqui e quando foi no outro dia, o barco amanheceu já em terra. Aí não tivemos condição de tirar ele”, disse o pescador Josué Oliveira.

O pescador Francisco da Silva, que classificou a situação como crítica, observou que a água já começou a ficar verde, um sinal de que em breve poderá se tornar insegura para beber.

“Nós vamos beber ela mesmo”, disse ele, acrescentando que não será mais possível obter suprimentos de outras áreas com o rio secando. “Não vai passar nada.”

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta Precoce de Desastres Naturais (Cemaden), a seca atual é a mais intensa e generalizada que o Brasil já registrou desde que os registros começaram em 1950.

Uma estação chuvosa fraca na região centro-norte piorou a situação com o aumento das temperaturas atmosféricas e mudanças no uso da terra que substituíram áreas de floresta por pastagens.

No domingo, o Supremo Tribunal Federal autorizou que o governo federal abra crédito extraordinário para atender às demandas causadas pelas queimadas e pelos incêndios da Amazônia e do Pantanal neste ano, sem que os recursos sejam limitados pelo arcabouço fiscal ou sejam computados para fins de cálculo das metas fiscais.

(Reportagem de Bruno Kelly)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags: 

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem da famosa escultura do logo da Google em um ambiente urbano, destacando suas cores vibrantes e formato icônico. Um símbolo da inovação e tecnologia da empresa.

Laços do Google com apoiadores externos são questionados em apelação da Epic Games

Por Mike Scarcella (Reuters) – As organizações que apoiam o Google em um processo antitruste movido pela Epic Games, produtora do videogame “Fortnite”, não devem ter permissão para ocultar seus laços financeiros com a companhia, segundo informações de tribunal de apelações doss EUA. As petições de amicus – apresentações de

Retrato de um político em um ambiente formal, com expressão contemplativa e foco no rosto, transmitindo seriedade e reflexão.

AGU notifica Facebook para retirada de vídeo falso de Haddad sobre impostos

SÃO PAULO (Reuters) – A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou nesta quinta-feira ao Facebook uma notificação extrajudicial solicitando que seja removida da plataforma, em até 24 horas, um vídeo falso, manipulado por inteligência artificial, no qual é atribuída ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fala sobre a criação de impostos.

Logo da Petrobras em destaque na fachada de um edifício, com as letras em verde sobre uma parede cinza. O símbolo BR representa a marca.

Petrobras tem decisão favorável em arbitragem na B3

SÃO PAULO (Reuters) – A Petrobras informou na noite de quinta-feira que recebeu sentença favorável em processo de arbitragem que tramita perante a Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM) da B3, conforme comunicado ao mercado. Segundo a estatal, a arbitragem foi iniciada por diversos investidores estrangeiros que adquiriram ações da

Homem lavando o rosto com água fresca em um dia ensolarado, promovendo a sensação de alívio e refresco. Ideal para temas de cuidado pessoal e bem-estar.

Organização Meteorológica Mundial confirma que 2024 foi ano mais quente já registrado

BERLIM (Reuters) – O ano de 2024 foi o mais quente já registrado, disse uma porta-voz da Organização Meteorológica Mundial (OMM) antes da divulgação, nesta sexta-feira, de um relatório abrangente que incorpora as conclusões de vários institutos regionais de monitoramento climático. As descobertas, que serão divulgadas às 17h (horário de