thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ONS deve apresentar estudo até junho para aumentar uso de geração renovável do Nordeste

Imagem de turbinas eólicas em uma paisagem marítima, representando a energia renovável e a sustentabilidade. Vários aerogeradores são visíveis ao fundo, destacando a importância da geração de energia limpa.

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deverá apresentar estudo, até junho, com objetivo de permitir maior escoamento de energia entre os subsistemas brasileiros e prover maior aproveitamento da geração renovável da região Nordeste, conforme decisão em reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) nesta quarta-feira.

Em comunicado, o Ministério de Minas e Energia explicou que o estudo deverá buscar ainda o alcance de reflexos positivos no armazenamento dos reservatórios e no atendimento da demanda máxima.

As iniciativas buscam reduzir cortes de geração de energia renovável, que aumentaram significativamente no ano passado e levam a um desperdício de oferta eólica e solar, enquanto as precipitações nas principais bacias hidrográficas ficaram abaixo da média histórica em março.

A deliberação sobre melhor aproveitamento da geração renovável do Nordeste ainda reconheceu a importância de que o ONS realize aprimoramentos nos Sistemas Especiais de Proteção (SEPs), de modo a permitir aumentar os limites de intercâmbio de energia elétrica entre os subsistemas Norte-Nordeste-Sudeste/Centro-Oeste, explicou o ministério.

O ministério disse ainda que ficou decidido prorrogar, até a reunião de junho do CMSE, a importação de energia elétrica a partir da Venezuela, conforme proposta apresentada pela Bolt, em janeiro e ratificada em abril.

 

(Por Marta Nogueira)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Diogo Rais fala à Folha sobre doações de empresas às campanhas eleitorais

Diogo Rais fala sobre doações de empresas às campanhas eleitorais

O advogado e professor Diogo Rais publicou na Folha de S.Paulo um artigo que retoma o debate sobre o financiamento de campanhas eleitorais no Brasil, especialmente no que diz respeito à proibição das doações empresariais. Autor de obras como Propaganda Eleitoral Digital (lançamento), Direito Eleitoral Digital e Inteligência Artificial e

Dólar volta a subir e supera os R$5,20 impulsionado pelo exterior

Por Fabricio de Castro SÃO PAULO, 24 Jun (Reuters) – O dólar opera em alta nesta quarta-feira no Brasil, superando os R$5,20, em meio ao avanço da moeda norte-americana no exterior, em mais uma sessão até o momento de busca dos investidores por ativos mais seguros. Às 9h26, o dólar