REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Moraes desbloqueia contas bancárias para X pagar multas e voltar a funcionar no Brasil

Moraes desbloqueia contas bancárias para X pagar multas e voltar a funcionar no Brasil

Moraes desbloqueia contas bancárias para X pagar multas e voltar a funcionar no Brasil

Moraes desbloqueia contas bancárias para X pagar multas e voltar a funcionar no Brasil

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) desbloqueiem imediatamente as contas bancárias do X no Brasil, para que a plataforma pague os 28,6 milhões de reais de multas pendentes e volte a funcionar no Brasil.

O pagamento das multas é o único pré-requisito que a rede social, do bilionário Elon Musk, precisa cumprir para que retome as atividades no país, suspensas desde o final de agosto.

Em petição ao STF nesta terça, o X Brasil informou que efetuará o pagamento integral das três multas que totalizam 28,6 milhões de reais com recursos vindos do exterior.

Serão pagos 18,3 milhões com recursos próprios — sem a necessidade de uso de dinheiro da Starlink, também de Musk — em multas por descumprir ordens judiciais de remoção de contas da plataforma.

Um valor idêntico já havia sido bloqueado das duas empresas e transferido para uma conta da União como garantia de quitação — essa verba será liberada.

Outros 10 milhões de reais em multas foram aplicados pelo fato de a plataforma ter burlado a suspensão de seu funcionamento no Brasil, segundo o STF, ao fazer uma atualização da rede social.

Além disso, ainda há 300 mil reais em multas para Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, indicada na semana passada como nova representante legal do X no Brasil, outro pré-requisito que Moraes havia determinado para o retorno das atividades da empresa no país.

Uma fonte ligada ao X disse à Reuters que a liberação da plataforma será solicitada assim que ocorrer o pagamento das multas.

Outra fonte próxima à empresa disse que o objetivo da plataforma é saldar todas as multas assim que possível, para que o acesso seja restabelecido, e imediatamente contestar na Justiça o valor adicional de 10 milhões de reais das multas em razão da atualização do X. A empresa considera este valor indevido.

 

(Reportagem adicional de Luciana Magalhães)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags: 

Mais lidas

Post Relacionado

Michael Bloomberg em uma conferência, gesticulando durante seu discurso. Ele é conhecido por sua atuação na política e negócios.

Michael Bloomberg anuncia financiamento a órgão climático da ONU após retirada de Trump

Por Valerie Volcovici WASHINGTON (Reuters) – O braço filantrópico do ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg disse nesta quinta-feira que fornecerá fundos para ajudar a cobrir a contribuição dos Estados Unidos ao orçamento do órgão climático da Organização das Nações Unidas (ONU), preenchendo uma lacuna deixada pelo presidente Donald Trump.

Imagem do logotipo do LinkedIn em fundo escuro. A plataforma é uma rede social voltada para profissionais e negócios.

LinkedIn é processado por divulgar informações de usuários para treinar IA

Por Jonathan Stempel (Reuters) – O LinkedIn, da Microsoft, está sendo processado por clientes Premium da plataforma que afirmaram que a rede social corporativa divulgou suas mensagens privadas a terceiros sem permissão para treinar modelos de inteligência artificial generativa. De acordo com uma proposta de ação coletiva apresentada na noite

Lula e Rui Costa em conversa durante evento político, destacando a importância da colaboração entre líderes na gestão pública.

Governo buscará medidas para baixar preços dos alimentos, diz Rui Costa

Por Eduardo Simões e Bernardo Caram e Maria Carolina Marcello (Reuters) – O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quarta-feira que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará reuniões para adotar medidas com o objetivo de reduzir os preços dos alimentos aos consumidores, ao mesmo