REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Lula e Maduro conversam sobre eleição na Venezuela e pagamento de dívida com Brasil

Lula e Maduro conversam sobre eleição na Venezuela e pagamento de dívida com Brasil

Lula e Maduro conversam sobre eleição na Venezuela e pagamento de dívida com Brasil

Lula e Maduro conversam sobre eleição na Venezuela e pagamento de dívida com Brasil

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu nesta segunda-feira com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a respeito das eleições previstas para o ano que vem no país vizinho, e os dois líderes também trataram de propostas para a retomada do pagamento da dívida bilateral da Venezuela com o Brasil, informou o Palácio do Planalto.

Lula pediu informações sobre o processo de negociação entre governo e oposição na Venezuela e as tratativas entre Caracas e os Estados Unidos com o objetivo de levantar sanções norte-americanas sobre o setor de petróleo venezuelano.

“O presidente brasileiro solicitou informações sobre o processo de negociação entre o governo e a oposição, bem como as tratativas em curso entre Caracas e Washington com vistas ao levantamento das sanções contra a Venezuela, que atingem a economia e a população civil do país”, disse o Planalto em nota sobre o telefonema de 30 minutos entre os mandatários.

Tanto o governo venezuelano como a oposição do país disseram nesta segunda-feira que voltarão às negociações políticas, enquanto fontes afirmaram que os EUA chegaram a um acordo preliminar para aliviar as sanções sobre a Venezuela se Maduro cumprir compromissos relacionados à eleição de 2024.

Espera-se que os representantes de Maduro e a oposição assinem um acordo eleitoral nesta semana, e os Estados Unidos rapidamente seguiriam isso com autorizações relacionadas ao setor de petróleo da Venezuela, de acordo com duas pessoas em Washington familiarizadas com o assunto, falando sob condição de anonimato.

Na conversa por telefone, Lula e Maduro também concordaram com a aceleração de um acordo de cooperação e investimentos entre os dois países e discutiram “medidas para facilitar o comércio na fronteira entre os dois países”.

O presidente venezuelano indicou que “encaminhará nos próximos dias uma sugestão para o tratamento das cargas brasileiras retidas na fronteira”, segundo o Planalto.

Eles também conversaram sobre a volta da exportação de energia elétrica venezuelana, que historicamente contribuiu para a estabilidade energética do Estado de Roraima.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Michael Bloomberg em uma conferência, gesticulando durante seu discurso. Ele é conhecido por sua atuação na política e negócios.

Michael Bloomberg anuncia financiamento a órgão climático da ONU após retirada de Trump

Por Valerie Volcovici WASHINGTON (Reuters) – O braço filantrópico do ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg disse nesta quinta-feira que fornecerá fundos para ajudar a cobrir a contribuição dos Estados Unidos ao orçamento do órgão climático da Organização das Nações Unidas (ONU), preenchendo uma lacuna deixada pelo presidente Donald Trump.

Imagem do logotipo do LinkedIn em fundo escuro. A plataforma é uma rede social voltada para profissionais e negócios.

LinkedIn é processado por divulgar informações de usuários para treinar IA

Por Jonathan Stempel (Reuters) – O LinkedIn, da Microsoft, está sendo processado por clientes Premium da plataforma que afirmaram que a rede social corporativa divulgou suas mensagens privadas a terceiros sem permissão para treinar modelos de inteligência artificial generativa. De acordo com uma proposta de ação coletiva apresentada na noite

Lula e Rui Costa em conversa durante evento político, destacando a importância da colaboração entre líderes na gestão pública.

Governo buscará medidas para baixar preços dos alimentos, diz Rui Costa

Por Eduardo Simões e Bernardo Caram e Maria Carolina Marcello (Reuters) – O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quarta-feira que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará reuniões para adotar medidas com o objetivo de reduzir os preços dos alimentos aos consumidores, ao mesmo