thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Embaixadores da União Europeia concordam em adiar implementação da lei de desmatamento

BRUXELAS (Reuters) – Os embaixadores da União Europeia concordaram nesta quarta-feira em postergar para até o fim de dezembro do ano que vem a implementação da lei de desmatamento, considerada um divisor de águas no tema, informou comunicado.

A Comissão propôs o adiamento neste mês após intensa pressão de alguns estados-membros e de grandes exportadores de produtos agrícolas como Brasil e Malásia.

A lei havia sido acordada em junho de 2023 e deveria entrar em vigor em 30 de dezembro deste ano.

O desmatamento é a segunda maior fonte de emissões de gases de efeito estufa causadores das mudanças climáticas, logo depois da queima de combustíveis fósseis, segundo a Comissão Europeia.

Conhecida como EUDR, a lei vai exigir que empresas importadoras de produtos como carne bovina, café, óleo de palma e madeira provem que suas cadeias de suprimentos não contribuem para a destruição das florestas no mundo ou podem enfrentar multas pesadas.

Produtos produzidos em terras que não foram desmatadas ou degradadas após 31 de dezembro de 2020 são considerados oriundos de áreas livres de desmatamento.

Grandes operadores e traders terão de cumprir a lei até 30 de dezembro de 2025, enquanto empresas de pequeno e médio porte terão até 30 de junho de 2026.

O atraso ainda precisa ser submetido a votação no Parlamento Europeu.

(Reportagem de Julia Payne)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Vista de uma torre de transmissão elétrica em silhueta contra um pôr do sol de fundo dourado.

MP sobre setor elétrico será apresentada a Lula nesta semana, diz Rui Costa

SÃO PAULO (Reuters) – Uma proposta de medida provisória para tentar evitar um aumento na conta de luz após derrubadas de vetos presidenciais pelo Congresso deve ser apresentada nesta semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta terça-feira o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Em entrevista à

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.