thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

China expressa “grave preocupação” na OMC sobre tarifas “imprudentes” de Trump

Logo da Organização Mundial do Comércio (OMC) destacando sua importância nas relações comerciais internacionais, simbolizando a cooperação e regulamentação global.

GENEBRA (Reuters) – A China disse à Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta quarta-feira que a decisão dos Estados Unidos de impor tarifas recíprocas a Pequim ameaça desestabilizar ainda mais o comércio global.

“A situação se agravou perigosamente. Como um dos membros afetados, a China expressa séria preocupação e firme oposição a esse movimento imprudente”, disse a China em uma declaração à OMC nesta quarta-feira, que foi enviada à Reuters pela missão chinesa na OMC.

As tarifas “recíprocas” do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre dezenas de países entraram em vigor nesta quarta-feira, incluindo tarifas de 104% sobre produtos chineses, enquanto a União Europeia preparava medidas retaliatórias, intensificando uma guerra comercial global.

A China respondeu com tarifas de 84% sobre produtos norte-americanos a partir de quinta-feira, acima dos 34% anunciados anteriormente, informou o Ministério das Finanças.

“Embora a China se oponha a guerras comerciais, defenderá firmemente seus interesses legítimos”, afirmou o país em um comunicado aos membros da OMC durante reunião sobre comércio de bens.

A China acusou os EUA de violar as regras da OMC e disse que isso está minando o sistema multilateral de comércio.

O documento incentivou o Secretariado da OMC a estudar o impacto das tarifas recíprocas no comércio global e a reportar suas conclusões aos membros.

“Tarifas recíprocas não são — e nunca serão — uma cura para os desequilíbrios comerciais. Em vez disso, elas sairão pela culatra, prejudicando os próprios EUA”, afirmou a nota da China à OMC.

(Reportagem de Olivia Le Poidevin)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Reunião internacional de empresários e líderes mundiais em grande conferência, com participantes de diferentes países e um painel de oradores ao fundo.

Lula veta aumento em número de deputados

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o aumento no número de deputados federais dos atuais 513 para 531 que foi recentemente aprovado pelo Congresso Nacional, mostrou edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União. Na mensagem de veto, encaminhada ao presidente do Senado e do Congresso

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.