thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Biden promete valor recorde de US$4 bi para fundo do Banco Mundial para países mais pobres

Biden promete valor recorde de US$4 bi para fundo do Banco Mundial

Por David Lawder e Andrea Shalal

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu uma contribuição de 4 bilhões de dólares para o fundo da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), do Banco Mundial, para os países mais pobres do mundo, disse uma autoridade sênior do governo Biden nesta segunda-feira.

Biden anunciou a promessa dos EUA durante uma sessão fechada da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, disse a autoridade a jornalistas, acrescentando que o Tesouro dos EUA estava liderando as negociações no Banco Mundial para a recomposição da AID.

O valor é um recorde e excede substancialmente os 3,5 bilhões de dólares que Washington se comprometeu na rodada anterior de reposição de fundos da AID em dezembro de 2021.

Não está claro se o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que propôs cortar ajuda externa no passado, honrará a promessa de Biden, já que ele e o bilionário presidente-executivo da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, querem cortar gastos dos EUA por meio de um novo painel de eficiência do governo. Um projeto de apropriação do Congresso dos EUA para financiar o compromisso provavelmente não ocorrerá até que Trump assuma o cargo em janeiro.

Um porta-voz da equipe de transição de Trump não respondeu a pedido de comentário.

COMPROMISSO “HISTÓRICO”

Mais cedo no Rio de Janeiro, o vice-conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jonathan Finer, disse a repórteres que Biden anunciaria uma promessa “histórica” para a reposição da AID.

Finer também afirmou a repórteres em um briefing sobre a cúpula do G20 que Biden lançará uma parceria bilateral de energia limpa quando se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira.

O fundo AID do Banco Mundial, que fornece principalmente doações e empréstimos a juros muito baixos para os países mais pobres, é reabastecido a cada três anos, e uma conferência de promessas está marcada para 5 e 6 de dezembro, em Seul.

O presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, está buscando um valor recorde que exceda os 93 bilhões de dólares de dezembro de 2021, em meio às crescentes demandas das nações pobres da África e de outros lugares que estão lutando com dívidas esmagadoras, desastres climáticos, conflitos e outras pressões.

Banga disse à Reuters em outubro que uma reposição de 120 bilhões de dólares é possível, mas essa meta exigiria alguns aumentos substanciais nos compromissos dos países.

O novo compromisso dos EUA de Biden é cerca de 14,3% maior do que sua contribuição de 2021. Nas reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial em outubro, a Espanha anunciou planos para aumentar sua contribuição em 37%, para 423 milhões de dólares.

Em setembro, a Dinamarca anunciou um aumento de 40% em sua contribuição, para cerca de 492 milhões de dólares.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Dispositivo móvel exibindo o logo da OpenAI com um teclado de computador ao fundo, iluminado por luzes roxas e azuis, simbolizando tecnologia e inovação em inteligência artificial.

OpenAI diz não ter planos para usar chip interno do Google

A OpenAI afirmou que não tem planos ativos para usar o chip interno do Google para alimentar seus produtos, dois dias após a Reuters e outros veículos de notícias informarem sobre a decisão da empresa de recorrer aos chips de inteligência artificial de seus concorrentes para atender à crescente demanda.

Logo da Meta na parede, destacando o símbolo do infinito azul e o nome Meta ao lado.

Meta aprofunda investimento em IA com laboratório de “superinteligência”, diz fonte

Por Jaspreet Singh (Reuters) – O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, reorganizou os esforços da empresa em inteligência artificial sob uma nova divisão chamada Meta Superintelligence Labs, informou uma fonte nesta segunda-feira. A divisão será liderada por Alexandr Wang, ex-CEO da startup de rotulagem de dados Scale AI. Ele será

Colheitadeira está descarregando milho em uma fazenda durante o cultivo agrícola, enfatizando o armazenamento e colheita de grãos. Fundo de céu azul.

Brasil comemora reconhecimento da ONU de ganhos ambientais

SÃO PAULO/MONTREAL (Reuters) – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a decisão de uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) de reconhecer os benefícios ambientais da prática agrícola de múltiplas culturas na produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) foi uma

Pessoa segurando uma carteira de trabalho e previdência social do Ministério do Trabalho do Brasil, com máscara preta, ao ar livre.

Brasil abre 148.992 vagas formais de trabalho em maio, abaixo do esperado

Por Victor Borges BRASÍLIA (Reuters) -O Brasil abriu 148.992 vagas formais de trabalho em maio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado do mês passado — fruto de 2.256.225 admissões e 2.107.233 desligamentos — ficou abaixo

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.