thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Zelenskiy aprova projeto de lei que “preserva independência” de órgãos anticorrupção

Homem em uma coletiva de imprensa, falando com seriedade, com fundo azul. Está vestido com camisa preta de manga longa.

KIEV (Reuters) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, aprovou na quinta-feira um projeto de lei que, segundo ele, vai restaurar a independência dos órgãos anticorrupção do país, revertendo o curso após uma explosão de críticas públicas.

Medidas promulgadas no início desta semana, que estabeleceram um maior controle do procurador-geral, um nomeado político, sobre os dois órgãos, alimentaram raros protestos em tempos de guerra e colocaram em dúvida a candidatura de Kiev à União Europeia.

Zelenskiy disse no X que havia aprovado o projeto para ser apresentado ao Parlamento ainda nesta quinta-feira.

“É importante que estejamos mantendo a unidade. É importante que estejamos preservando a independência. É importante que respeitemos a posição de todos os ucranianos”, declarou ele.

Zelenskiy, cuja imagem de líder incansável da guerra de três anos contra a invasão da Rússia foi manchada pela controvérsia, disse que o texto do novo projeto de lei é “bem equilibrado”.

Ele não deu mais detalhes, dizendo apenas que “garante o fortalecimento real do sistema de aplicação da lei da Ucrânia, a independência das agências anticorrupção e a proteção confiável… contra qualquer influência russa”.

Na segunda-feira, as forças de segurança prenderam duas autoridades da área anticorrupção por suspeita de vínculos com a Rússia e lançaram buscas abrangentes contra outros funcionários.

Não ficou imediatamente claro quando o Parlamento, que deveria começar suas férias de verão nesta semana, consideraria qualquer projeto de lei.

Autoridades europeias expressaram fortes críticas sobre as mudanças que restringem a autoridade dos órgãos anticorrupção e, na quinta-feira, saudaram uma promessa anterior de Zelenskiy de manter sua independência.

(Reportagem de Yuliia Dysa e Dan Peleschuk)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem falando em evento ou reunião, usando terno e gravata, com expressão séria e gesticulando com a mão, no contexto de negócios ou política.

Haddad diz que mais de 10 mil empresas brasileiras serão afetadas por tarifas dos EUA

BRASÍLIA (Reuters) – Mais de 10 mil empresas brasileiras serão afetadas pelas tarifas de 50% sobre produtos do Brasil importados pelos Estados Unidos, disse nesta quinta-feira o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, argumentando que companhias norte-americanas também serão prejudicadas pela medida. Em entrevista à Rádio Itatiaia, Haddad afirmou que o

Imagem da fachada da Agência Nacional do Petróleo (ANP), com detalhes em mármore e um portão de metal com ouro, representando a importância do setor de petróleo no Brasil.

ANP revisa regras para preço de referência do petróleo e royalties devem subir

Por Marta Nogueira RIO DE JANEIRO (Reuters) -A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nesta quinta-feira novos critérios para fixação do preço de referência do petróleo (PRP), em um passo que deve elevar o recolhimento de royalties e participações especiais. O preço de referência

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.