thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Venezuelanos deportados devem estar detidos em prisão de El Salvador, diz ONU

Cinco homens vestidos com roupas brancas, caminhando juntos em um corredor de vidro, refletindo um ambiente urbano.

Por Olivia Le Poidevin

GENEBRA (Reuters) – As Nações Unidas têm informações de que mais de 100 venezuelanos deportados dos Estados Unidos estão sendo mantidos em um centro de alta segurança em El Salvador, onde enfrentam possíveis violações de direitos humanos, disse o chefe de direitos humanos da ONU nesta terça-feira.

O destino e o paradeiro de pelo menos outros 245 venezuelanos e cerca de 30 salvadorenhos enviados a El Salvador durante a campanha de deportação do presidente dos EUA, Donald Trump, ainda não estão claros, acrescentou o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

Os governos dos Estados Unidos e de El Salvador não responderam imediatamente ao pedido de comentário da Reuters.

Trump invocou a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798 para deportar rapidamente supostos membros de gangues criminosas, incluindo o Tren de Aragua da Venezuela, que seu governo rotula como grupos terroristas.

Pelo menos 142.000 pessoas foram deportadas dos EUA entre 20 de janeiro e 29 de abril, de acordo com ACNUDH, citando dados oficiais dos EUA.

O ACNUDH disse que informações de familiares e advogados de venezuelanos deportados indicaram que muitos estão agora detidos no Centro de Confinamento de Terrorismo de El Salvador.

O presidente Nayib Bukele se ofereceu para encarcerar criminosos deportados dos EUA no centro, uma mega-prisão intencionalmente isolada das áreas urbanas que pode acomodar até 40.000 detentos.

“Essa situação levanta sérias preocupações com relação a uma ampla gama de direitos que são fundamentais para as leis internacionais e dos EUA”, disse Volker Turk em um comunicado.

Ele acrescentou que os deportados para El Salvador ainda não conseguiram contestar efetivamente sua detenção.

Turk disse que os detidos na instalação estavam sendo tratados com dureza e muitos não haviam sido informados da intenção das autoridades dos EUA de deportá-los para serem detidos em um terceiro país.

O ACNUDH afirmou que está pedindo ao governo de El Salvador que lhe conceda acesso ao centro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de aeronave da Latam Airlines em solo, com escada de embarque ao lado, destaque para o logotipo da companhia aérea e fuselagem branca sob céu claro.

Google processa Latam nos EUA por disputa no Brasil sobre vídeo do YouTube

Por Blake Brittain (Reuters) – O Google, controlado pela Alphabet, processou nesta quinta-feira a Latam Airlines, que tem sede no Chile, em um tribunal federal norte-americano em San Jose, na Califórnia, buscando uma declaração de que os tribunais brasileiros não podem forçar a gigante da tecnologia a remover um vídeo

Imagem de notas de dinheiro de 200 reais do Banco Central do Brasil, mostrando detalhes das cédulas com a imagem do Guarani na frente.

Taxas longas sobem após medidas fiscais do governo e jogo duro do Congresso

Por Fabricio de Castro SÃO PAULO (Reuters) – A curva a termo brasileira passou por um processo de inclinação nesta quinta-feira, com alta das taxas dos DIs mais longos em meio ao mal-estar do mercado em relação ao cenário fiscal, após o governo Lula ter revisto na véspera as alíquotas

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.