thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UE e Mercosul se aproximam de finalizar acordo comercial controverso

UE e Mercosul se aproximam de finalizar acordo comercial controverso

BRUXELAS (Reuters) – A União Europeia e o Mercosul devem finalizar nesta sexta-feira um esperado acordo comercial, que deve enfrentar uma batalha tortuosa para ser aprovado na Europa devido à firme oposição da França.

Após negociações que se estenderam por mais de 20 anos e cinco anos depois de um acordo inicialmente firmado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e os líderes do Mercosul devem anunciar um acordo às 9h30 (horário de Brasília) em Montevidéu, capital do Uruguai.

Von der Leyen viajou para o Uruguai na quinta-feira antes da planejada cúpula do bloco, que inclui Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, poucas horas depois do colapso do governo do presidente francês, Emmanuel Macron.

A França, o crítico mais veemente do acordo na UE, classificou-o como “inaceitável” e fontes diplomáticas disseram que a Comissão Europeia está correndo um grande risco, com a aprovação dos membros da UE longe de ser certa.

Agricultores europeus têm protestado repetidamente contra o acordo que, segundo eles, levaria a importações baratas de commodities sul-americanas, principalmente carne bovina, que não atenderiam aos padrões de segurança alimentar e ecológica da UE.

A Itália disse na quinta-feira que não há condições para assinar um acordo. A Polônia afirmou na semana passada que se opõe ao acordo em sua forma atual.

Grupos ambientalistas europeus também se opõem amplamente ao acordo. O Friends of the Earth o chama de acordo “destruidor do clima”.

Por outro lado, um grupo de membros da UE, incluindo Alemanha e Espanha, afirma que o acordo é vital para o bloco, que busca diversificar seu comércio após o quase fechamento do mercado russo e o desconforto com a dependência da China.

Eles veem o Mercosul como um mercado para carros, máquinas e produtos químicos da UE e uma fonte potencialmente confiável de minerais essenciais, como o lítio metálico para baterias, necessário para a transição energética da Europa.

Eles também apontam para os benefícios agrícolas, uma vez que o acordo oferece maior acesso e tarifas mais baixas para queijos, presunto e vinho da UE.

O acordo comercial exigiria a aprovação de 15 dos 27 membros da UE, representando 65% da população da UE, além de uma maioria simples no Parlamento Europeu.

Os negociadores sul-americanos continuam otimistas de que a UE acabará dando sua aprovação e que a França não conseguirá reunir uma minoria para bloquear o acordo.

(Por Philip Blenkinsop)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Prédio comercial moderno com fachada de vidro.

Best Evidence e Ônus da Prova: A Qualidade da Instrução

Verdade processual e tutela efetiva de direitos A prova não é um fim em si mesma: é meio para que o processo se aproxime, tanto quanto possível, da verdade necessária à tutela dos direitos em conflito. Quando o ônus da prova é compreendido apenas como distribuição estática entre autor e

Construção do terminal STS11

Retração da indústria do Brasil se aprofunda no início de 2026, mostra PMI

Por Camila Moreira SÃO PAULO, 2 Fev (Reuters)(Reuters) – As condições da indústria brasileira se deterioram ainda mais no início de 2026, pressionadas por declínios nas encomendas e na produção diante do enfraquecimento da demanda, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) divulgada nesta segunda-feira. O PMI, compilado

Bolsa de valores de Frankfurt

Índice STOXX 600 marca recorde com impulso de ações de bancos conforme mercados se recuperam Por Avinash P e Johann M Cherian e Ragini Mathur

2 Fev (Reuters) – O índice pan-europeu STOXX 600 atingiu um recorde nesta segunda-feira, impulsionado por fortes ganhos nas ações financeiras e de saúde, conforme investidores minimizaram a turbulência do mercado de commodities no início de uma semana repleta de balanços corporativos. O STOXX 600 fechou em alta de 1,03%,

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.