thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toshiba diz que oferta de aquisição de US$14 bi da JIP foi bem-sucedida

Toshiba diz que oferta de aquisição de US$14 bi da JIP foi bem-sucedida

Por Makiko Yamazaki

TOKYO (Reuters) – A Toshiba disse nesta quinta-feira que uma oferta de aquisição de 14 bilhões de dólares da empresa de private equity Japan Industrial Partners (JIP) havia sido bem-sucedida, em um acordo que abre caminho para que o conglomerado industrial em dificuldades feche capital.

O consórcio liderado pela JIP viu 78,65% das ações da Toshiba serem ofertadas, dando ao grupo uma maioria de mais de dois terços, o que será suficiente para forçar os acionistas restantes.

O acordo coloca a fabricante de eletrônicos de 148 anos de idade em mãos domésticas após anos de batalhas com investidores ativistas estrangeiros. A Toshiba deverá sair da bolsa de valores já em dezembro.

Em março, a Toshiba aceitou a oferta de compra, avaliando o conglomerado industrial em 2 trilhões de ienes (13,5 bilhões de dólares). Embora alguns acionistas estivessem insatisfeitos com o preço, a Toshiba argumentou que não havia perspectiva de uma oferta mais alta ou concorrente.

A Toshiba afirmou que suas relações complexas com várias partes interessadas, incluindo acionistas com opiniões diferentes, prejudicaram as operações comerciais e que uma base estável de acionistas ajudaria a empresa a seguir sua estratégia de longo prazo centrada em serviços digitais de alta margem.

A JIP planeja manter o presidente-executivo Taro Shimada.

Embora não seja muito conhecida no exterior, a JIP esteve envolvida em operações de cisões envolvendo empresas japonesas, incluindo o negócio de câmeras da Olympus e o de laptops da Sony.

O consórcio da JIP inclui 20 empresas japonesas, lideradas pela fabricante de chips Rohm, pela empresa de serviços financeiros Orix e pela Chubu Electric Power.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Reunião dos Ministros das Relações Exteriores do G7 em Kananaskis, Charlevoix, no ano de 2025, destacando líderes globais em ambiente natural.

G7 alerta Rússia sobre novas sanções se não houver acordo de cessar-fogo

LA MALBAIE, Canadá (Reuters) – As nações do G7 enfatizaram nesta sexta-feira a necessidade de “acordos de segurança” robustos para garantir um cessar-fogo entre a Ucrânia e a Rússia, alertando Moscou para seguir Kiev no acordo de cessar-fogo ou enfrentará novas sanções, de acordo com um rascunho final do comunicado.