thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Senado aprova regras para ANP e fintechs após megaoperação sobre lavagem de dinheiro

BRASÍLIA (Reuters) – O Senado aprovou na noite da terça-feira um projeto que cria um conjunto de regras para coibir os chamados devedores contumazes e tentar fechar brechas na tentativa de evitar a lavagem de dinheiro no setor de combustíveis via fundos de investimentos e fintechs, informou a Agência Senado.

O texto aprovado em dois turnos pelos senadores e que agora segue para a Câmara dos Deputados ganhou força após uma megaoperação “Carbono Oculto”, da Polícia Federal, que investiga suposto esquema bilionário de fraudes e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis, com participação de fundos de investimento e fintechs acusados de receberem recursos ligados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

O projeto aprovado estabelece o Código de Defesa dos Contribuintes e mira nos chamados devedores contumazes, empresas que se utilizam da inadimplência fiscal como estratégia de negócio.

Segundo a Agência Senado, o relator da proposta, senador Efraim Filho (União-PB), incorporou ao texto dispositivo prevendo que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabeleça valores mínimos de capital social, exija comprovação da licitude dos recursos e a identificação do titular efetivo das empresas interessadas.

O texto do senador também exige que as fintechs cumpram normas e obrigações acessórias definidas pelo Poder Executivo, de forma a ampliar o controle de movimentações financeiras e prevenir a lavagem de dinheiro.

(Redação Reuters de Brasília)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Suprema Corte dos EUA se prepara para decidir embates sobre poderes de Trump

Por Jan Wolfe e Andrew Chung WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem ampliado os limites do Poder Executivo para impor tarifas abrangentes, reprimir a imigração e tentar demitir uma diretora do Federal Reserve, e essas ações podem dominar a pauta da Suprema Corte dos EUA.

Projeto que autoriza Legislativo a demitir diretores do BC preocupa, diz Haddad

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, demonstrou preocupação nesta quarta-feira com projeto de lei que dá ao Legislativo poderes para demitir diretores do Banco Central, argumentando que não há razão para a medida. “Vejo com preocupação, porque não foi conversado conosco, com o governo de uma maneira

Dólar sobe ante real com investidores à espera de dados dos Estados Unidos

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar abriu a quinta-feira no território positivo no Brasil, em sintonia com o avanço da moeda norte-americana no exterior, onde investidores aguardam a divulgação de uma bateria de indicadores econômicos nos Estados Unidos ainda pela manhã. Às 9h03, o dólar à vista subia 0,13%, a

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.