thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Principal central sindical da Argentina convoca greve geral em janeiro contra medidas do novo governo

Principal central sindical da Argentina

BUENOS AIRES (Reuters) – O mais importante grupo sindical da Argentina convocou nesta quinta-feira uma greve geral, com uma manifestação no Congresso Nacional argentino, para o dia 24 de janeiro, em repúdio a uma série de medidas promovidas pelo governo do presidente ultraliberal Javier Milei.

A Confederação Geral do Trabalho (CGT), que reúne diversos sindicatos do país sul-americano, divulgou em um comunicado um “plano de luta” que inclui também uma apresentação judicial contra um decreto anunciado na semana passada por Milei e um projeto de lei enviado na quarta-feira ao Congresso para discuti-lo em sessões extraordinárias antes de 31 de janeiro.

A CGT também prevê solicitar reuniões com todos os blocos de deputados e senadores e reuniões com outras confederações trabalhistas para articular mais medidas.

As iniciativas do governo, que no caso do decreto podem ser revogadas pelo Congresso e no caso do projeto de lei devem ser aprovadas por deputados e senadores, incluem a eliminação de regras trabalhistas, a privatização de empresas estatais e a modificação do Código Civil e Comercial.

O projeto de lei apresentado na quarta-feira inclui ainda a declaração da emergência econômica e a delegação de parte dos poderes legislativos ao Executivo até o final de 2025, com a opção de prorrogação por mais dois anos.

O presidente libertário diz que pretende reduzir o Estado e eliminar o déficit fiscal para que a economia volte a crescer, mas milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra as medidas desde que ele as anunciou.

(Reportagem de Lucila Sigal)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Distrito de La Défense, Paris

Empresas da zona do euro registram deterioração nos lucros, mostra pesquisa do BCE

FRANKFURT, 2 Fev (Reuters) – As empresas da zona do euro preveem que as receitas continuarão a aumentar neste trimestre, mas a rentabilidade está sendo afetada, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa trimestral do Banco Central Europeu sobre acesso ao financiamento das empresas. Um total de 18% das empresas consultadas continuou

Prédio do Banco Central em Brasília

Analistas passam a ver inflação este ano abaixo de 4%, mostra Focus

SÃO PAULO, 2 Fev (Reuters) – Analistas consultados pelo Banco Central passaram a ver a inflação abaixo de 4% neste ano, de acordo com a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira, que trouxe poucas alterações. O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.