thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Piloto de folga acusado de tentar desligar motores de avião da Alaska Airlines é indiciado

Piloto de folga acusado de tentar desligar motores de avião da Alaska Airlines é indiciado

Por David Shepardson e Steve Gorman

(Reuters) – Promotores federais norte-americanos indiciaram nesta terça-feira um piloto de folga acusado de tentar desligar os motores de um avião da Alaska Airlines durante um voo no domingo sobre o noroeste do Pacífico.

Joseph David Emerson, de 44 anos, de Pleasant Hill, na Califórnia, que é piloto da Alaska Airlines, foi indiciado sob acusação de interferência com membros da tripulação e comissários de bordo.

Emerson enfrenta acusações por 83 tentativas de homicídio, 83 acusações de colocar outra pessoa em perigo de forma imprudente e uma indiciamento de colocar uma aeronave em perigo.

Ele disse a um policial que havia tomado cogumelos psicodélicos pela primeira vez, que estava deprimido nos últimos seis meses e que acreditava estar tendo um colapso nervoso.

“Eu baguncei tudo”, disse Emerson, de acordo com a queixa criminal, acrescentando que ele “tentou matar todo mundo”.

O voo 2059 da Alaska Airlines era operado pela Horizon Air, subsidiária regional do Alaska Air Group, informou a companhia aérea.

Os promotores afirmaram que, após o incidente na cabine de comando, Emerson, com os pulsos presos, tentou agarrar a alça de uma saída de emergência durante a descida do voo, mas foi impedido por um comissário de bordo.

Emerson estava de folga na ocasião e viajava como passageiro validado na cabine do avião — um modo de transporte de rotina para pilotos de linhas aéreas comerciais que pegam carona em voos de volta para casa ou para sua próxima missão, de acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).

A FAA informou às companhias aéreas dos EUA, em um aviso visto pela Reuters, que o piloto fora de serviço tentou desativar os motores do Embraer 175 ao tentar ativar o sistema de supressão de incêndio dos motores enquanto o avião estava em altitude de cruzeiro.

A ação ocorreu logo depois que Emerson disse: “Não estou bem”. Um piloto agarrou os pulsos de Emerson enquanto o outro declarava uma emergência em voo e, em seguida, um piloto agarrou Emerson fisicamente antes que ele deixasse a cabine de comando.

Emerson entrou para o Alaska Air Group como primeiro oficial da Horizon em agosto de 2001 e depois como piloto, disse a Alaska Airlines, acrescentando que “em nenhum momento suas certificações foram negadas, suspensas ou revogadas”.

(Reportagem de David Shepardson e Allison Lampert; Reportagem adicional de Steve Gorman)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um homem pensativo em uma reunião, com a bandeira da Agência Internacional de Energia Atômica ao fundo, evocando importantes discussões sobre energia nuclear.

Agência nuclear da ONU diz que deve estar envolvida em negociações entre Irã e EUA

DUBAI (Reuters) – A agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) deve desempenhar um papel nas negociações nucleares entre Irã e Estados Unidos, disse o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, nesta quinta-feira, antes da segunda rodada de negociações entre Washington e Teerã. Grossi, que

Bandeiras da China e dos Estados Unidos sobrepostas, representando as relações entre os dois países e temas de comércio e diplomacia.

China e EUA enfrentam impasse sobre quem deve iniciar negociações comerciais

PEQUIM (Reuters) – O Ministério do Comércio da China pediu nesta quinta-feira aos Estados Unidos que parem de exercer “pressão extrema” sobre a segunda maior economia do mundo e exigiu respeito em qualquer negociação comercial, mas os dois lados têm permanecido em um impasse sobre quem deve iniciar as discussões.

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.