Por David Shepardson e Steve Gorman
(Reuters) – Promotores federais norte-americanos indiciaram nesta terça-feira um piloto de folga acusado de tentar desligar os motores de um avião da Alaska Airlines durante um voo no domingo sobre o noroeste do Pacífico.
Joseph David Emerson, de 44 anos, de Pleasant Hill, na Califórnia, que é piloto da Alaska Airlines, foi indiciado sob acusação de interferência com membros da tripulação e comissários de bordo.
Emerson enfrenta acusações por 83 tentativas de homicídio, 83 acusações de colocar outra pessoa em perigo de forma imprudente e uma indiciamento de colocar uma aeronave em perigo.
Ele disse a um policial que havia tomado cogumelos psicodélicos pela primeira vez, que estava deprimido nos últimos seis meses e que acreditava estar tendo um colapso nervoso.
“Eu baguncei tudo”, disse Emerson, de acordo com a queixa criminal, acrescentando que ele “tentou matar todo mundo”.
O voo 2059 da Alaska Airlines era operado pela Horizon Air, subsidiária regional do Alaska Air Group, informou a companhia aérea.
Os promotores afirmaram que, após o incidente na cabine de comando, Emerson, com os pulsos presos, tentou agarrar a alça de uma saída de emergência durante a descida do voo, mas foi impedido por um comissário de bordo.
Emerson estava de folga na ocasião e viajava como passageiro validado na cabine do avião — um modo de transporte de rotina para pilotos de linhas aéreas comerciais que pegam carona em voos de volta para casa ou para sua próxima missão, de acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).
A FAA informou às companhias aéreas dos EUA, em um aviso visto pela Reuters, que o piloto fora de serviço tentou desativar os motores do Embraer 175 ao tentar ativar o sistema de supressão de incêndio dos motores enquanto o avião estava em altitude de cruzeiro.
A ação ocorreu logo depois que Emerson disse: “Não estou bem”. Um piloto agarrou os pulsos de Emerson enquanto o outro declarava uma emergência em voo e, em seguida, um piloto agarrou Emerson fisicamente antes que ele deixasse a cabine de comando.
Emerson entrou para o Alaska Air Group como primeiro oficial da Horizon em agosto de 2001 e depois como piloto, disse a Alaska Airlines, acrescentando que “em nenhum momento suas certificações foram negadas, suspensas ou revogadas”.
(Reportagem de David Shepardson e Allison Lampert; Reportagem adicional de Steve Gorman)