thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Neozelandeses protestam contra políticas consideradas racistas do governo

Neozelandeses protestam contra políticas consideradas racistas do governo

Por Lucy Craymer

WELLINGTON (Reuters) – Milhares de manifestantes foram às praças, às pontes e ao Parlamento da Nova Zelândia nesta terça-feira (segunda-feira no Brasil) para protestar contra novas políticas do governo, consideradas racistas. O protesto foi convocado pelo partido Te Pati Maori e coincide com a posse da 54ª legislatura do país, que ocorrerá no mesmo dia. “Isto não é um protesto, é uma ativação”, afirmou o co-líder da legenda, Rawiri Waititi, aos manifestantes na cidade de Wellington. “Façam nossas vozes serem ouvidas, deixem que suas vozes voem e fiquem orgulhosos em ser quem somos hoje.” O novo governo de centro-direita do Partido Nacional, da Nova Zelândia Primeiro e da AÇÃO Nova Zelândia foi eleito no mês passado. Entre os planos das legendas da coalizão está diminuir o uso do idioma Maori, revisar políticas de ação afirmativa e avaliar como o documento de fundação da nação é interpretado na legislação. Em Wellington, manifestantes marcharam até o Parlamento. Em Auckland, reduziram o tráfego de veículos nas vias da cidade e, em outros lugares, reuniram-se para protestar e segurar faixas. A polícia neozelandesa afirmou que houve interrupção no tráfego de veículos, mas que os protestos foram pacíficos e que ninguém foi preso. Kathy Hughes, de 31 anos, afirmou que ela foi cedo para Wellington para participar da passeata por causa da preocupação com o que o novo governo quer fazer.

“Eu me importo muito com o Kaupapa (princípio), (estou) preocupada com muitas coisas do novo governo e muitas das mudanças”, disse Hughes. David Seymour, líder do AÇÃO Nova Zelândia, afirmou em comunicado que o protesto foi teatral e que os cidadãos apenas querem que o governo conserte os problemas que o país enfrenta. (Reportagem de Lucy Craymer)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

tremembé

Tremembé — O presídio dos famosos e o fascínio do True Crime no Brasil

A série “Tremembé”, produzida pelo Prime Video e dirigida por Vera Egito, tem ganhado grande notoriedade nos últimos dias ao mostrar o dia a dia na Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, também conhecida como Tremembé II. A produção se destaca por retratar a rotina de prisioneiros nacionalmente conhecidos e

Lula e Joe Biden se cumprimentando durante reunião oficial, simbolizando parceria entre Brasil e EUA, com bandeiras de ambos os países ao fundo e decoração elegante.

EUA podem dar resposta a proposta brasileira sobre tarifas na 6ª, diz Vieira

(Reuters) – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira, após reunião em Washington com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que o governo dos Estados Unidos deve oferecer uma resposta à proposta brasileira para as tarifas na sexta-feira ou na próxima semana. “O secretário de Estado

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.