thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mercado mantém projeções para principais variáveis macroeconômicas

Mercado mantém projeções para principais variáveis macroeconômicas

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) – Economistas consultados pelo Banco Central mantiveram suas projeções medianas para todas as principais variáveis econômicas, tanto deste ano quanto do próximo, mostrou nesta terça-feira a pesquisa semanal Focus.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, mostrou que os analistas seguem prevendo alta de 3,81% do IPCA em 2024 e de 3,50% em 2025.

A projeção para ambos os anos segue acima do centro da meta oficial, que é de 3,0%, mas abaixo do teto, de 4,50%.

Para 2026 e 2027 a pesquisa continua apontando alta de 3,50% do IPCA –sinal de desancoragem das expectativas de inflação. Na ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta terça-feira, o BC reiterou que a desancoragem das expectativas é um fator de preocupação que requer atuação firme.

Sobre a política monetária, o Focus desta terça-feira mostrou que as apostas para o patamar da taxa Selic seguem inalteradas em 9,00% para 2024 e 8,50% para 2025. Atualmente, os juros estão em 11,25%, depois que o Copom promoveu na semana passada um quinto corte consecutivo de 0,50 ponto percentual nos custos dos empréstimos.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa é de crescimento de 1,60% este ano e 2,00% no próximo, também sem alterações, enquanto a taxa de câmbio segue sendo calculada em 4,92 reais ao fim de 2024 e 5,00 reais em 2024.

Geralmente, a pesquisa Focus é publicada às segundas, mas foi adiada –assim como tem acontecido com várias publicações do BC– em meio a uma mobilização dos servidores da autarquia por melhores salários e valorização da carreira.

 

(Por Luana Maria Benedito)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Reunião do Brics em Brasília em 2023 com líderes de países participantes discutindo estratégias econômicas e diplomáticas em ambiente formal.

Brics pedem que países ricos financiem transição climática global

Por Manuela Andreoni e Lisandra Paraguassu RIO DE JANEIRO (Reuters) – Os líderes do grupo Brics de nações em desenvolvimento se preparavam para abordar os desafios comuns da mudança climática na segunda-feira, último dia de sua cúpula no Rio de Janeiro, pedindo que os países ricos financiem a mitigação global

Pessoas participando do BRICS Business Forum 2025 com grande público presente, painel no palco com painelistas discutindo negócios internacionais.

Brics defendem proteção de dados e pagamento de direito autoral para uso em IA

Por Lisandra Paraguassu BRASÍLIA (Reuters) -Em uma declaração específica sobre inteligência artificial, os países do Brics defenderam o pagamento de direitos autorais e a proteção de propriedade intelectual de conteúdos usados para alimentar modelos de IA, em um movimento que promete abrir mais uma frente de disputa do bloco de

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.