thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Maioria dos portugueses deseja eleições antecipadas, mostra pesquisa

Maioria dos portugueses deseja eleições antecipadas

LISBOA (Reuters) – Quase 70% dos eleitores portugueses desejam eleições antecipadas após a abrupta renúncia do primeiro-ministro socialista do país, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira, enquanto o presidente Marcelo Rebelo de Sousa deve anunciar sua decisão sobre o assunto mais tarde.

António Costa renunciou ao cargo na terça-feira, depois que promotores detiveram seu chefe de gabinete em uma investigação sobre supostas ilegalidades na condução de projetos lucrativos de lítio e hidrogênio pelo seu governo.

Os promotores disseram que Costa também é alvo de uma investigação relacionada. Ele negou qualquer irregularidade.

Cabe ao presidente decidir se permitirá que o Partido Socialista (PS), que tem maioria parlamentar, forme um governo novo ou interino, ou se dissolverá o Parlamento e convocará uma eleição.

Seu gabinete disse que ele se dirigirá ao país depois de se reunir com seu órgão consultivo, o Conselho de Estado. A reunião começa às 12h, no horário de Brasília.

Uma pesquisa realizada pela Intercampus para os veículos Jornal de Negócios e Correio da Manhã mostrou que 67,8% dos eleitores preferem uma eleição antecipada, enquanto 25,7% desejam que o PS escolha um novo primeiro-ministro e forme um governo.

Os analistas também consideram uma eleição como a opção mais provável, embora Rebelo de Sousa possa optar por dar mais tempo ao PS para que o orçamento do próximo ano, já aprovado pelo Parlamento em primeira leitura, seja concluído.

João Duque, reitor da Escola de Economia e Administração de Lisboa, disse que o presidente provavelmente levará em consideração a situação econômica volátil da Europa e permitirá que os parlamentares votem o projeto de lei orçamentária, programado para 29 de novembro.

Separadamente, os detidos na investigação, incluindo o amigo íntimo e consultor de Costa, Diogo Lacerda Machado, deveriam comparecer a um tribunal de Lisboa nesta quinta-feira. Eles são suspeitos de crimes de corrupção e tráfico de influência, segundo os promotores.

(Por Catarina Demony, Patricia Rua, Sergio Goncalves)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma juíza negra de cabelos grisalhos, vestindo toga preta, sentada em frente a um martelo de juiz, simbolizando justiça e autoridade legal. consciência negra

Direito, Consciência Negra e Nova Linguagem

Por Paulo Scott, autor de Direito constitucional antirracista                   Certa vez, em visita ao gabinete do juiz Teori Zavascki, que foi meu colega de mestrado na Universidade do Rio Grande do Sul e, alguns anos depois, viria a se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal, perguntei sobre o que ele pensava da

Imagem de um telefone inteligente com o aplicativo Instagram aberto na tela, com destaque para o ícone colorido da rede social.

Meta vence processo antitruste sobre aquisições do Instagram e WhatsApp

Por Jody Godoy e Mike Scarcella (Reuters) – A Meta, empresa controladora do Facebook, derrotou uma tentativa dos EUA de anular suas aquisições do Instagram e do WhatsApp nesta terça-feira, quando um juiz federal decidiu que a empresa não detém o monopólio da mídia social. A decisão dá à Big

Foto da Câmara dos Deputados do Brasil, com plenário cheio de deputados e painel eletrônicos visíveis, durante sessão legislativa

Senado aprova projeto que limita compensações tributárias

Por Bernardo Caram BRASÍLIA (Reuters) – O Senado aprovou nesta terça-feira projeto de lei que restringe compensações tributárias e limita despesas federais com compensação financeira entre regimes de previdência, iniciativas que haviam sido derrubadas pelo Congresso Nacional quando a Medida Provisória 1303 perdeu validade sem votação. O projeto, aprovado em

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.