REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Maioria dos portugueses deseja eleições antecipadas, mostra pesquisa

Maioria dos portugueses deseja eleições antecipadas, mostra pesquisa

Maioria dos portugueses deseja eleições antecipadas, mostra pesquisa

Maioria dos portugueses deseja eleições antecipadas

LISBOA (Reuters) – Quase 70% dos eleitores portugueses desejam eleições antecipadas após a abrupta renúncia do primeiro-ministro socialista do país, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira, enquanto o presidente Marcelo Rebelo de Sousa deve anunciar sua decisão sobre o assunto mais tarde.

António Costa renunciou ao cargo na terça-feira, depois que promotores detiveram seu chefe de gabinete em uma investigação sobre supostas ilegalidades na condução de projetos lucrativos de lítio e hidrogênio pelo seu governo.

Os promotores disseram que Costa também é alvo de uma investigação relacionada. Ele negou qualquer irregularidade.

Cabe ao presidente decidir se permitirá que o Partido Socialista (PS), que tem maioria parlamentar, forme um governo novo ou interino, ou se dissolverá o Parlamento e convocará uma eleição.

Seu gabinete disse que ele se dirigirá ao país depois de se reunir com seu órgão consultivo, o Conselho de Estado. A reunião começa às 12h, no horário de Brasília.

Uma pesquisa realizada pela Intercampus para os veículos Jornal de Negócios e Correio da Manhã mostrou que 67,8% dos eleitores preferem uma eleição antecipada, enquanto 25,7% desejam que o PS escolha um novo primeiro-ministro e forme um governo.

Os analistas também consideram uma eleição como a opção mais provável, embora Rebelo de Sousa possa optar por dar mais tempo ao PS para que o orçamento do próximo ano, já aprovado pelo Parlamento em primeira leitura, seja concluído.

João Duque, reitor da Escola de Economia e Administração de Lisboa, disse que o presidente provavelmente levará em consideração a situação econômica volátil da Europa e permitirá que os parlamentares votem o projeto de lei orçamentária, programado para 29 de novembro.

Separadamente, os detidos na investigação, incluindo o amigo íntimo e consultor de Costa, Diogo Lacerda Machado, deveriam comparecer a um tribunal de Lisboa nesta quinta-feira. Eles são suspeitos de crimes de corrupção e tráfico de influência, segundo os promotores.

(Por Catarina Demony, Patricia Rua, Sergio Goncalves)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Redação Jurídica Eficaz

Passo a Passo para Criar uma Redação Jurídica Eficaz

A redação jurídica é uma habilidade essencial para qualquer profissional do Direito. Seja para a elaboração de petições, pareceres ou artigos acadêmicos, a clareza e a precisão são fundamentais. Abaixo traremos alguns passos para ajudar na criação de uma redação jurídica eficaz:   Compreenda o tema e o objetivo Antes

Ibovespa sobe com Petrobras em alta

Ibovespa sobe apoiado em Petrobras, mas ainda caminha para queda semanal

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa subia nesta sexta-feira, mas ainda em curso para registrar sua quinta perda semanal, apoiado no desempenho positivo das ações da Petrobras após a estatal detalhar na véspera seu plano de negócios e anunciar o pagamento de 20 bilhões de reais em dividendos extraordinários aos