thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula está preocupado com nível de renúncias fiscais, dizem ministros

Fernando Haddad

BRASÍLIA (Reuters) – O nível elevado de renúncias fiscais nas contas do governo federal chamou a atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ficou “mal impressionado” com os números e demonstrou “preocupação muito grande” com o tema em reunião no Palácio do Planalto, disseram nesta segunda-feira os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet.

Em entrevista à imprensa após reunião com Lula para analisar as contas do governo e preparar a elaboração do Orçamento de 2025, Tebet afirmou que o presidente deu aos ministros da área econômica um tempo para se debruçarem sobre os números e apresentarem soluções.

Ela citou como exemplo de preocupação o aumento do gasto da Previdência, que está relacionado à elevação das renúncias tributárias.

“São duas grandes preocupações, o crescimento dos gastos da Previdência e da renúncia tributária. E o aumento dos gastos da Previdência está relacionado também ao aumento das renúncias tributárias”, disse Tebet.

“Esses números foram apresentados ao presidente, ele ficou extremamente mal impressionado com o aumento dos subsídios”, acrescentou.

Haddad ressaltou que a carga tributária caiu no ano passado e que o governo fez uma recomposição para tentar reequilibrar as contas.

“Dois temas chamaram a atenção do presidente. No plano da receita, uma preocupação muito grande com as renúncias ficais”, disse o ministro.

“E também uma explicação dada a ele sobre a queda da carga tributária no ano passado, caiu mais de 0,6% do PIB, o que foi considerado pelo presidente bastante significativo”.

Após a aprovação de uma série de iniciativas para aumentar a arrecadação, a equipe econômica tem sido pressionada a apresentar medidas de reavaliação das despesas

(Por Bernardo Caram e Victor Borges)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Suprema Corte dos EUA se prepara para decidir embates sobre poderes de Trump

Por Jan Wolfe e Andrew Chung WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem ampliado os limites do Poder Executivo para impor tarifas abrangentes, reprimir a imigração e tentar demitir uma diretora do Federal Reserve, e essas ações podem dominar a pauta da Suprema Corte dos EUA.

Projeto que autoriza Legislativo a demitir diretores do BC preocupa, diz Haddad

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, demonstrou preocupação nesta quarta-feira com projeto de lei que dá ao Legislativo poderes para demitir diretores do Banco Central, argumentando que não há razão para a medida. “Vejo com preocupação, porque não foi conversado conosco, com o governo de uma maneira

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.