thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Família de vítima processa governos de Havaí e Maui por negligência grave em incêndios florestais

Família de vítima processa governos de Havaí e Maui por negligência grave em incêndios florestais

Por Clark Mindock

(Reuters) – O pai de uma mulher que morreu durante os incêndios florestais do mês passado no Havaí processou o Estado e a administração do condado de Maui em um processo inédito, acusando os governos de negligência grave que levou aos incêndios.

Ajuizado na segunda-feira no tribunal estadual do Havaí, o processo é o primeiro decorrente dos incêndios florestais a ser movido contra o Estado. Ele também nomeia a concessionária de energia elétrica do Estado, a Hawaiian Electric, que já enfrenta vários processos judiciais, e uma grande proprietária de terras na ilha, a Bishop Estate, pelos incêndios que arrasaram a cidade histórica de Lahaina, em Maui.

A ação, movida por Harold Wells em nome dele e dos herdeiros de sua filha de 57 anos, alega que o risco de incêndios florestais era bem conhecido dos réus e que os incêndios eram evitáveis. As medidas que teriam reduzido o risco, incluindo a gestão adequada da vegetação e da rede elétrica, não foram tomadas pelos réus, argumentou Wells.

A filha de Wells, Rebecca Rans, está entre as pelo menos 115 pessoas que morreram durante os incêndios florestais mais mortíferos nos EUA em mais de um século. O condado divulgou uma lista de 388 pessoas que se acreditava ainda estarem desaparecidas no final do mês passado.

Os grandes proprietários de terras, incluindo o Estado, o condado e a Bishop Estate, tinham o dever de reduzir o risco de incêndios florestais limpando regularmente a vegetação seca na área, mas não o fizeram, afirma o processo. Enquanto isso, a Hawaiian Electric não conseguiu desenergizar seus equipamentos elétricos durante ventos fortes, provocando os incêndios, disse o processo.

Os representantes dos réus não responderam imediatamente aos pedidos de comentários na terça-feira.

(Reportagem de Clark Mindock)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem do Congresso Nacional do Brasil, com destaque para as duas torres gêmeas na Praça dos Três Poderes, Brasília, símbolo da política brasileira.

Congresso derruba parte de vetos de Lula à lei das eólicas offshore

BRASÍLIA (Reuters) – O Congresso Nacional derrubou nesta terça-feira parcialmente vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a uma série de itens incluídos pelos parlamentares durante a tramitação do projeto de lei que regulamenta as usinas eólicas em alto mar, o que deverá ter um impacto nos próximos anos

Imagem de um homem de terno azul escuro, barba branca e cabelos grisalhos, falando em um evento oficial ao lado da bandeira do Brasil, com um cartaz que mostra 'Paris, Quinta-feira, 5 de junho de 2025'.

Lula cobra do G7 contribuições ambiciosas para redução de aquecimento global

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou uma de suas falas no G7, nesta terça-feira, para cobrar que os presidentes presentes na Cúpula aumentem as ambições de seus países em suas contribuições para evitar o aquecimento global, as chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês).

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.