REVISTA DOS TRIBUNAIS

thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dados confirmam que economia britânica entrou em recessão no ano passado

Dados confirmam que economia britânica entrou em recessão no ano passado

Dados confirmam que economia britânica entrou em recessão no ano passado

Por Suban Abdulla

LONDRES (Reuters) – A economia britânica entrou em uma recessão superficial no ano passado, confirmaram números oficiais nesta quinta-feira, deixando o primeiro-ministro Rishi Sunak com o desafio de assegurar aos eleitores que a economia está segura com ele antes de uma eleição meste ano.

O Produto Interno Bruto encolheu 0,1% no terceiro trimestre e 0,3% no quarto, sem alterações em relação às estimativas preliminares, informou o Gabinete para Estatísticas Nacional nesta quinta-feira.

Os números serão decepcionantes para Sunak, que foi acusado pelo Partido Trabalhista da oposição – muito à frente nas pesquisas de opinião – de supervisionar a “recessão de Rishi”.

“O fraco ponto de partida para o PIB deste ano significa que o crescimento do ano-calendário em 2024 provavelmente será limitado a menos de 1%”, disse Martin Beck, consultor econômico chefe do EY ITEM Club

“No entanto, uma aceleração no ritmo de crescimento este ano continua prevista.”

A economia britânica deu sinais de começar 2024 em uma base mais forte, com um crescimento mensal do PIB de 0,2% em janeiro e pesquisas não oficiais sugerindo que o crescimento continuou em fevereiro e março.

Os cortes de impostos anunciados pelo ministro das Finanças, Jeremy Hunt, e as expectativas de cortes na taxa de juros provavelmente ajudarão a economia em 2024.

A economia cresceu apenas 0,1% em todo o ano de 2023, seu desempenho mais fraco desde 2009, excluindo o ano de pico da pandemia em 2020.

 

Mais lidas

Post Relacionado

lançamentos de julho

Lançamentos de Julho

As novidades do universo jurídico chegam com uma coleção de lançamentos de julho imperdíveis para os profissionais do Direito, trazendo obras que abordam desde os