REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • BC passa a realizar reuniões mensais com grupos menores de economistas

BC passa a realizar reuniões mensais com grupos menores de economistas

BC passa a realizar reuniões mensais com grupos menores de economistas

BC passa a realizar reuniões mensais com grupos menores de economistas

BRASÍLIA (Reuters) – O Banco Central mudou a periodicidade de suas reuniões com economistas para uma base mensal, com grupos menores e encontros mais distribuídos ao longo do trimestre, mas informou que a iniciativa segue voltada a colher subsídios para a elaboração do seu Relatório Trimestral de Inflação, em que a autoridade monetária detalha seus cenários e projeções para a inflação e o crescimento da economia.

Segundo o BC, o objetivo da mudança é reduzir o intervalo entre as reuniões, que são fechadas à imprensa, permitindo assim captar o sentimento e as projeções dos analistas em diferentes momentos do trimestre e abranger mais temas relevantes. O modelo antigo fazia com que economistas se concentrassem em “preocupações mais imediatas”, de acordo com a autoridade monetária.

“Com esse novo arranjo, distribuídas ao longo do trimestre e com grupos menores, os participantes têm mais tempo para falar e expor de forma mais aprofundada suas análises e projeções, resultando em subsídios mais tempestivos e mais profundos para a condução da política monetária e para a elaboração do Relatório de Inflação”, disse na nota Diogo Guillen, diretor de Política Econômica do BC.

Os principais temas tratados nas reuniões são nível de atividade, inflação e setor externo. Podem participar dos encontros economistas que contribuam ativamente para o relatório Focus do BC — que compila projeções do mercado para indicadores econômicos — e que tenham respondido a pelo menos um questionário pré-Copom no trimestre anterior ao da reunião.

Na reunião de novembro, ainda no formato trimestral, a então diretora de Assuntos Internacionais Fernanda Guardado conduziu o encontro com dois grupos separados de 14 economistas, segundo agenda divulgada pelo BC.

(Reportagem de Victor Borges)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags: 

Mais lidas

Post Relacionado

Alemanha diz que solução amigável segue sendo meta para acordo com Mercosul

Alemanha diz que solução amigável segue sendo meta para acordo com Mercosul

BERLIM (Reuters) – A Alemanha não vai se opor a um acordo somente com a União Europeia para alcançar um pacto comercial com o Mercosul, mas o objetivo continua sendo encontrar uma solução amigável nas negociações, disse um porta-voz do governo alemão em Berlim. “Nosso objetivo era — e continua

Taxas de juros longas caem em meio a otimismo com tramitação do pacote fiscal

Taxas de juros longas caem em meio a otimismo com tramitação do pacote fiscal

Por Fernando Cardoso e Fabricio de Castro SÃO PAULO (Reuters) – As taxas dos DIs de longo prazo recuaram nesta quinta-feira, com o mercado demonstrando otimismo em relação à tramitação do pacote fiscal do governo no Congresso, enquanto na ponta curta as taxas subiam, ainda refletindo a expectativa de maior