REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • AGU notifica Facebook para retirada de vídeo falso de Haddad sobre impostos

AGU notifica Facebook para retirada de vídeo falso de Haddad sobre impostos

AGU notifica Facebook para retirada de vídeo falso de Haddad sobre impostos

Retrato de um político em um ambiente formal, com expressão contemplativa e foco no rosto, transmitindo seriedade e reflexão.

SÃO PAULO (Reuters) – A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou nesta quinta-feira ao Facebook uma notificação extrajudicial solicitando que seja removida da plataforma, em até 24 horas, um vídeo falso, manipulado por inteligência artificial, no qual é atribuída ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fala sobre a criação de impostos.

“A postagem, manipulada por meio de inteligência artificial, contém informações fraudulentas e atribui ao ministro declarações inexistentes sobre a criação de um imposto incidente sobre animais de estimação e pré-natal”, diz a notificação, conforme nota publicada pela AGU.

“A análise do material evidencia a falsidade das informações por meio de cortes bruscos, alterações perceptíveis na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, típicas de conteúdos forjados com o uso de inteligência artificial generativa”, acrescentou a AGU.

Na rede social X, o Ministério da Fazenda negou que vão ser criados impostos. Em vídeo que acompanha a postagem, Haddad afirmou: “Imposto sobre Pix, mentira. Imposto sobre quem compra dólares, mentira. Imposto sobre animal de estimação, mentira”.

A fake news envolvendo Haddad no Brasil surgiu no Facebook apenas dois dias após o presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, ter anunciado que a companhia abandonou seu programa de checagem de fatos nos Estados Unidos, para adotar um sistema baseado na comunidade, semelhante ao usado na rede social X.

Em reação, o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) solicitou na quarta-feira explicações à Meta no Brasil sobre se as mudanças na política de moderação de conteúdo anunciadas por Zuckerberg vão ser também aplicadas no país.

 

(Reportagem de Ricardo Brito, em Brasília, e Fabrício de Castro, em São Paulo)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags: 

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de cédulas de dinheiro em destaque, incluindo notas de 50 reais e dólares americanos, simbolizando finanças e economia.

Dólar recua após reportagem sobre planos tarifários de Trump e leilões do BC

Por Fernando Cardoso SÃO PAULO (Reuters) – O dólar recuava nesta segunda-feira, em linha com os mercados globais, com os investidores reagindo a uma reportagem que apontou que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, não adotará novas tarifas de importação em seu primeiro dia no cargo, enquanto repercutiam