thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ação judicial acusa Amazon de rastrear consumidores secretamente por celular

Silhuetas de pessoas trabalhando em computadores com o logotipo da Amazon ao fundo, representando o ambiente corporativo e a inovação tecnológica.

Por Jonathan Stempel

(Reuters) – A Amazon.com foi processada nesta quarta-feira por consumidores que acusaram a gigante do varejo de rastrear secretamente seus movimentos por meio de seus celulares e de vender os dados coletados.

De acordo com uma ação coletiva proposta no tribunal federal de São Francisco, a Amazon obteve “acesso indireto” aos telefones dos consumidores ao fornecer a dezenas de milhares de desenvolvedores de aplicativos um código conhecido como “Amazon Ads SDK”, para ser incorporado aos apps.

Isso supostamente permitiu que a Amazon coletasse uma enorme quantidade de dados de geolocalização, com registro de data e hora, sobre onde os consumidores vivem, trabalham, fazem compras e visitam. Os dados teriam revelado informações confidenciais, como afiliações religiosas, orientações sexuais e problemas de saúde.

“A Amazon efetivamente coletou impressões digitais dos consumidores e correlacionou uma grande quantidade de informações pessoais sobre eles sem o conhecimento e consentimento dos consumidores”, diz a denúncia.

A reclamação foi registrada por Felix Kolotinsky, de San Mateo, Califórnia, que disse que a Amazon coletou suas informações pessoais por meio do aplicativo “Speedtest by Ookla” em seu telefone.

Ele disse que a conduta da Amazon violou a lei penal da Califórnia e uma lei estadual contra acesso não autorizado a computadores. Kolotinsky busca danos não especificados para milhões de californianos.

Sediada em Seattle, a Amazon não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários. Os advogados do autor não responderam imediatamente aos pedidos de comentários adicionais.

Indivíduos e reguladores estão reclamando cada vez mais que empresas tentam lucrar com informações coletadas sem consentimento por meio de celulares.

Em 13 de janeiro, o estado do Texas processou a Allstate por supostamente rastrear motoristas por meio de celulares, usar os dados para aumentar prêmios ou negar cobertura e vender os dados para outras seguradoras.

A Allstate disse que sua coleta de dados está em total conformidade com todas as leis e regulamentos. Pelo menos oito processos privados semelhantes contra a Allstate foram posteriormente arquivados.

(Reportagem de Jonathan Stempel em Nova York)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem do Congresso Nacional do Brasil, com destaque para as duas torres gêmeas na Praça dos Três Poderes, Brasília, símbolo da política brasileira.

Congresso derruba parte de vetos de Lula à lei das eólicas offshore

BRASÍLIA (Reuters) – O Congresso Nacional derrubou nesta terça-feira parcialmente vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a uma série de itens incluídos pelos parlamentares durante a tramitação do projeto de lei que regulamenta as usinas eólicas em alto mar, o que deverá ter um impacto nos próximos anos

Imagem de um homem de terno azul escuro, barba branca e cabelos grisalhos, falando em um evento oficial ao lado da bandeira do Brasil, com um cartaz que mostra 'Paris, Quinta-feira, 5 de junho de 2025'.

Lula cobra do G7 contribuições ambiciosas para redução de aquecimento global

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou uma de suas falas no G7, nesta terça-feira, para cobrar que os presidentes presentes na Cúpula aumentem as ambições de seus países em suas contribuições para evitar o aquecimento global, as chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês).

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.