thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Abiove reduz previsão de safra de soja do Brasil e receita com exportações do complexo em 2024

Galpão com .luzes ao fundo

SÃO PAULO (Reuters) – A estimativa de produção de soja do Brasil em 2024 foi revisada para baixo nesta terça-feira pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), por conta dos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul, enquanto a receita com as exportações do complexo da oleaginosa também será menor do que o esperado por preços mais baixos.

Em uma revisão mensal, a associação de tradings e processadoras de soja reduziu a estimativa de safra de soja do Brasil para 152,5 milhões de toneladas em 2024, 1,4 milhão de toneladas abaixo da projeção de maio.

A Abiove já apontava uma projeção abaixo do inicialmente previsto, por conta da seca que afetou alguns Estados, como o Mato Grosso. Assim, a produção ficará mais distante do recorde de 160,3 milhões de toneladas de 2023.

Apesar de reduzir a projeção de safra, a Abiove manteve a previsão do volume exportado de soja em grão do Brasil, o maior exportador e produtor global da oleaginosa, em 97,8 milhões de toneladas em 2024, ante recorde de 101,87 milhões no ano passado.

Para isso, a Abiove cortou a projeção de estoques finais para 4,1 milhões de toneladas, ante 5,3 milhões previstos em maio. Além disso, elevou a estimativa de importação de soja pelo país neste ano a 800 mil toneladas.

A Abiove não alterou outros números de oferta e demanda do complexo soja, mas reduziu o total da receita prevista com exportações do grão e derivados (óleo e farelo) para 54,13 bilhões de dólares, ante 56,57 bilhões de dólares na previsão de maio, com recuo nos preços.

Na temporada anterior, o complexo soja teve um recorde de 67,3 bilhões de dólares.

As exportações do grão deverão responder por 44 bilhões de dólares em 2024, ante 53,2 bilhões no ano passado, segundo a Abiove.

 

(Por Roberto Samora)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Plenário da Câmara dos Deputados durante uma sessão com representantes em discussão e painéis de votação visíveis. O ambiente é caracterizado por uma arquitetura moderna.

Congresso Nacional aprova Orçamento de 2025 após meses de atraso

BRASÍLIA (Reuters) -O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira o projeto da Lei Orçamentária Anual de 2025 após meses de atraso devido a discussões sobre a liberação de emendas parlamentares e a necessidade da votação de medidas de ajuste fiscal. O texto aprovado prevê um superávit primário de R$15 bilhões nas

Donald Trump falando em um evento com bandeiras ao fundo, destacando-se as cores vibrantes das bandeiras dos estados dos EUA. Ele parece confiante em seu discurso.

Com ações abrangentes, Trump testa ordem constitucional dos EUA

Por John Kruzel WASHINGTON (Reuters) – A ampla afirmação de poder de Donald Trump desde que retornou à Casa Branca está testando o sistema constitucional de freios e contrapesos dos Estados Unidos estabelecido no século 18, à medida que o presidente enfrenta pouca resistência do Congresso e as tensões com