REVISTA DOS TRIBUNAIS

thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Direito Bancário – 4ª Edição: Um guia abrangente e atualizado para entender o complexo universo financeiro do Brasil

Direito Bancário – 4ª Edição: Um guia abrangente e atualizado para entender o complexo universo financeiro do Brasil

direito bancário

Muito aguardada pelos leitores e estudiosos, a quarta edição do livro “Direito Bancário“, escrito pelo renomado autor Bruno Miragem, finalmente chega à Livraria RT. Essa obra essencial se propõe a ser um repositório completo e atualizado da matéria no direito brasileiro, abordando de forma abrangente e detalhada os temas que envolvem o sistema financeiro e as relações jurídicas bancárias.

Nos últimos anos, presenciamos uma ampla atualização legislativa no âmbito do direito bancário. Diversas leis relevantes foram promulgadas, algumas das quais são trazidas com destaque nesta edição, a fim de manter os leitores informados sobre as mais recentes mudanças que moldam o cenário financeiro do país:

  • Lei 14.286/2021 – Promulgada para trazer importantes mudanças e disciplinar o mercado de câmbio, esta lei impacta diretamente as operações financeiras e comerciais que envolvem moeda estrangeira.
  • Lei Complementar 179/2021 – Essa lei aborda a autonomia do Banco Central, conferindo-lhe maior independência e poder para regular o Sistema Financeiro Nacional. Seus efeitos têm sido significativos no cenário econômico e nas políticas monetárias do país.
  • Lei 14.478/2022 – Esta lei trouxe normas para disciplinar os ativos virtuais, o que representa um marco no cenário financeiro moderno, uma vez que regulamenta as criptomoedas e suas operações.

 

O autor, Bruno Miragem, não se limitou apenas às atualizações legislativas, mas também abordou a crescente relevância das novas tecnologias no âmbito bancário. As implicações jurídicas da aplicação dessas tecnologias, bem como sua relação com o regime de proteção de dados pessoais, foram cuidadosamente analisadas. Nesse contexto, o livro explora de maneira aprofundada como essas mudanças tecnológicas impactam a atividade bancária e a segurança das informações dos clientes.

Dada a importância das inovações regulatórias decorrentes do desenvolvimento tecnológico, a obra também analisa novos temas emergentes e suas repercussões práticas. Um exemplo notável é o sandbox, um modelo de regulação experimental amplamente reconhecido, que desempenha um papel relevante no cenário regulatório e incentiva a inovação no setor financeiro.

Um dos aspectos fundamentais abordados no livro é o tratamento dos contratos e da responsabilidade civil das instituições financeiras. Bruno Miragem realiza uma análise equilibrada entre a perspectiva teórica e prática desses institutos, destacando sua importância para o desenvolvimento econômico e social do país.

Com conteúdo abrangente e atualizado, “Direito Bancário” se destaca como a obra mais completa sobre o tema disponível atualmente. O livro tem como missão fornecer um material valioso que atenda tanto estudantes quanto profissionais do direito, bem como todos aqueles interessados em entender o funcionamento do sistema financeiro brasileiro.

Se você procura adquirir conhecimentos sólidos e atualizados sobre o direito bancário no Brasil, não perca a oportunidade de mergulhar na leitura desta quarta edição do livro de Bruno Miragem. Com linguagem acessível e abordagem didática, essa obra é uma fonte indispensável para compreender o cenário financeiro e jurídico do país e acompanhar as transformações contínuas nesse complexo campo do conhecimento. Aproveite para adquirir o seu exemplar na Livraria RT e esteja preparado para enfrentar os desafios e oportunidades do universo bancário com conhecimento e expertise.

A obra é um dos destaques dentre os lançamentos do mês de agosto, e já está disponível na Livraria RT. Aproveite para adquirir o seu exemplar através do link e utilize o cupom “BLOGRT” para obter um desconto especial, exclusivo para os leitores do nosso blog, apenas durante este mês de agosto. Não perca essa oportunidade de enriquecer conhecimento da prática e da teoria com essa obra atualizada e abrangente.

Não perca tempo e adquira agora o seu exemplar!

direito bancário

 

 

Mais lidas

Post Relacionado