thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

França, Alemanha e outros pedem à Comissão da UE que proteja eleições contra interferência estrangeira

Bandeiras da União Europeia tremulando ao vento em um fundo de céu azul, simbolizando a união e a cooperação entre os países membros.

BRUXELAS (Reuters) – França, Alemanha e outros 10 países da União Europeia querem que a Comissão Europeia use seus poderes sob a Lei de Serviços Digitais para proteger a integridade das eleições europeias contra interferências estrangeiras, segundo uma carta assinada pelos 12 países.

Na carta, os ministros de assuntos europeus de França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Chipre, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Grécia, Romênia, Eslovênia e Espanha pediram que a Comissão cumpra as promessas de criar um órgão da UE dedicado a combater a manipulação e a interferência de informações estrangeiras.

“As ameaças crescentes de interferência estrangeira e intervenções perturbadoras em debates públicos durante eventos eleitorais importantes representam um desafio direto à nossa estabilidade e soberania”, diz a carta, vista pela Reuters.

“Os incidentes recentes exigem uma ação urgente e unida para defender as próximas eleições na UE”, acrescentou.

Diplomatas da UE disseram que a carta estava se referindo à interferência principalmente da Rússia e da China, mas também a outros casos.

A Alemanha terá eleições antecipadas em 23 de fevereiro e criou uma força-tarefa para impedir qualquer tentativa de um Estado estrangeiro de influenciar a votação, após alertar sobre espionagem e sabotagem patrocinadas pela Rússia.

Na semana passada, Elon Musk, proprietário da plataforma de rede social X, compareceu a evento de campanha eleitoral do AfD, de extrema-direita, para apoiar o partido pela segunda vez em poucas semanas.

Em dezembro, a comissão abriu uma investigação contra a empresa de mídia social TikTok, de propriedade da chinesa ByteDance, por suspeita de não ter limitado a interferência eleitoral na votação presidencial romena em novembro.

Autoridades do governo da Polônia, que tem eleições presidenciais em maio, alertaram que a Rússia estava recrutando poloneses para influenciar a eleição.

“Pedimos que a Comissão assuma a liderança, aproveitando totalmente os poderes concedidos pela Lei de Serviços Digitais (DSA)”, diz a carta.

De acordo com a DSA, grandes plataformas da Internet, como X, Facebook, TikTok e outras, devem moderar e remover conteúdo prejudicial, como discurso de ódio, racismo ou xenofobia. Se não o fizerem, a comissão pode impor multas de até 6% de seu faturamento anual mundial.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma nota de dólar com uma leitura de uma queda na bolsa de valores representada por uma linha vermelha descendente, simbolizando instabilidade financeira.

Dólar inicia sessão em baixa no Brasil com mercado à espera do Fed

SÃO PAULO, 28 Jan (Reuters) – O dólar iniciou a quarta-feira com leve queda no Brasil, oscilando pouco abaixo dos R$5,20, enquanto no exterior a moeda norte-americana sobe ante boa parte das demais divisas, com investidores à espera da decisão sobre juros do Federal Reserve, à tarde. À noite, será

Imagem de tela de negócios financeiros exibindo cotações de ações, índices e moedas em uma plataforma de trading, com números em destaque em cores variadas.

Ibovespa renova recorde de fechamento com estrangeiros e IPCA-15

Por Igor Sodre SÃO PAULO, 27 Jan (Reuters) – O Ibovespa encerrou a terça-feira em forte alta, atingindo novos recordes históricos intradia e de fechamento, acima dos 182 mil pontos, em meio a continuidade de fluxos de investidores estrangeiros para a bolsa e após dados do IPCA-15 mostrarem uma desaceleração

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.