thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vendas totais da Petrobras de óleo, gás e derivados têm leve queda em 2023

Vendas totais da Petrobras de óleo, gás e derivados têm leve queda em 2023

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) -As vendas totais da Petrobras de petróleo, gás e derivados caíram levemente em 2023 ante o ano anterior, após a empresa registrar uma alta de 3,7% na produção de petróleo e gás no mesmo período, apontou a companhia em seu relatório de produção e vendas nesta quinta-feira.

No total, a empresa vendeu 3,006 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo, gás e derivados no ano passado, recuo de 0,9% ante os 3,033 milhões de bpd registrados em 2022.

As vendas da Petrobras de diesel, combustível mais comercializado do Brasil, recuaram 1,2% em 2023 ante o ano anterior, principalmente devido ao aumento da mistura obrigatória de biodiesel de 10% para 12% em abril de 2023 e à conclusão da venda da Refinaria de Manaus (Reman) no fim de 2022.

Já a produção de petróleo e gás natural somou 2,78 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em 2023, alta de 3,7% ante o ano anterior, com avanços importantes no pré-sal, mas levemente abaixo do centro da meta estimada para o ano, que era de 2,8 milhões de boed, podendo variar 2% para cima ou para baixo.

A companhia já havia publicado em janeiro seus dados de produção de petróleo e gás em 2023, o que permitiu que os analistas calculassem alguns de seus números de produção trimestral.

A produção total de petróleo e gás atingiu uma média de 2,935 milhões de boed no último trimestre de 2023, alta de 10,9% em relação ao mesmo período do ano anterior e avanço de 2% na comparação com o terceiro trimestre, mostraram dados divulgados nesta quinta-feira.

A companhia também atingiu um recorde anual na produção operada, com média de 3,87 milhões de boed, 6,2% acima do registrado em 2022.

As vendas totais no quarto trimestre, por sua vez, alcançaram 3,07 milhões de bpd, estável ante o mesmo período do ano anterior e praticamente estável na comparação com o trimestre anterior.

EXPORTAÇÕES

As exportações de petróleo, derivados e outros da Petrobras somaram 806 mil bpd em 2023, alta de 12,9% em relação ao ano anterior, em virtude das maiores exportações de petróleo e gasolina, segundo a companhia.

As exportações apenas de petróleo no ano somaram 594 mil bpd, alta de 15,8% na mesma comparação.

As exportações de petróleo, derivados e outros no quarto trimestre, por sua vez, somaram 885 mil bpd, alta de 11,6% em relação ao mesmo período um ano antes e avanço de 7,4% na comparação com o terceiro trimestre.

DERIVADOS

O fator de utilização total (FUT) das unidades de refino da Petrobras atingiu 92% em 2023, 4 pontos percentuais acima de 2022, mesmo com a realização de relevantes paradas programadas ao longo do ano nas refinarias Refap, RPBC, Reduc e Regap.

A produção total de derivados foi de 1,772 milhão de barris por dia (bpd) em 2023, 1,7% acima da produção de 2022, decorrente da maior utilização das refinarias e da otimização operacional, que possibilitou incrementos das produções de diesel, gasolina, QAV e asfalto, em detrimento das produções de óleo combustível e nafta.

No quarto trimestre, a produção de derivados do petróleo da Petrobras somou média de 1,8 milhão de bpd, alta de 4,3% ante o mesmo período de 2022 e queda de 1,7% na comparação com o terceiro trimestre.

(Por Marta Nogueira; reportagem adicional de Andre Romani; edição de Roberto Samora, Fabrício de Castro e Patrícia Vilas Boas)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um homem pensativo em uma reunião, com a bandeira da Agência Internacional de Energia Atômica ao fundo, evocando importantes discussões sobre energia nuclear.

Agência nuclear da ONU diz que deve estar envolvida em negociações entre Irã e EUA

DUBAI (Reuters) – A agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) deve desempenhar um papel nas negociações nucleares entre Irã e Estados Unidos, disse o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, nesta quinta-feira, antes da segunda rodada de negociações entre Washington e Teerã. Grossi, que

Bandeiras da China e dos Estados Unidos sobrepostas, representando as relações entre os dois países e temas de comércio e diplomacia.

China e EUA enfrentam impasse sobre quem deve iniciar negociações comerciais

PEQUIM (Reuters) – O Ministério do Comércio da China pediu nesta quinta-feira aos Estados Unidos que parem de exercer “pressão extrema” sobre a segunda maior economia do mundo e exigiu respeito em qualquer negociação comercial, mas os dois lados têm permanecido em um impasse sobre quem deve iniciar as discussões.

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.