thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quase um quarto de garotas adolescentes sofreram violência do parceiro, mostra estudo da OMS

OMS

Por Emma Farge

GENEBRA (Reuters) – Cerca de um quarto de garotas adolescentes que estiveram em relacionamentos sofreram violência física ou sexual, mostrou um estudo da Organização Mundial de Saúde nesta terça-feira, pedindo mais medidas de prevenção.

A análise da OMS, publicada na revista médica Lancet, baseou-se em pesquisas com milhares de garotas adolescentes entre 15 e 19 anos de 154 países e regiões. Mostrou que 24% delas foram vítimas de violência de parceiros íntimos pelo menos uma vez, com 16% delas dizendo que isso aconteceu no último ano.

A principal autora do estudo, Lynnmarie Sardinha, afirmou que a análise foi motivada em parte por uma preocupação de que jovens mulheres estavam “passando despercebidas” e não estavam recebendo apoio.

“Fiquei extremamente surpresa ao ver que uma porcentagem enorme de garotas adolescentes basicamente já estão sendo vítimas de violência, mesmo antes do seu 20º aniversário”, disse ela à Reuters. “Estamos atrás de onde deveríamos estar”.

Os dados foram baseados em pesquisas conduzidas entre 2000 e 2018. Sardinha afirmou que os dados reunidos desde então ainda estão sendo verificados e parecem mostrar que houve apenas uma “queda muito leve”.

Atos de violência considerados pela pesquisa incluíram chutes ou pancadas, além de qualquer ato sexual indesejado, como estupro ou tentativa de estupro.

Os dados, discriminados por país e região, mostraram uma alta correlação entre violência e direitos das mulheres. Países onde garotas e mulheres têm acesso limitado à educação e leis de herança desiguais mostraram patamares mais elevados de violência.

(Reportagem de Emma Farge em Genebra)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Análise de notas de dinheiro brasileiro com uma lupa na bandeira do Brasil ao fundo, destacando a segurança e autenticidade da moeda nacional.

Reforma da Previdência – Principais Benefícios e Atualizações

A Emenda Constitucional nº 103/2019, conhecida como Reforma da Previdência, atualizou e modernizou as regras dos benefícios previdenciários, com o objetivo de garantir a sustentabilidade do sistema. A seguir, confira a definição dos benefícios previdenciários e as principais mudanças introduzidas pela Reforma:   Benefício Definição Antes da EC 103/2019 Após

Imagem de um smartphone mostrando o ícone do WhatsApp na tela, com foco no dedo tocando o aplicativo, representando uso de mensagens instantâneas.

UE lança investigação antitruste contra Meta sobre uso de IA no WhatsApp

Por Foo Yun Chee e Mrinmay Dey e Rishabh Jaiswal BRUXELAS, 4 Dez (Reuters) – Bruxelas abriu uma investigação antitruste contra a Meta por causa do lançamento de recursos de inteligência artificial no WhatsApp, informou a Comissão Europeia nesta quinta-feira, no momento em que o uso de IA generativa pelas

Vista aérea do Congresso Nacional em Brasília com a bandeira do Brasil ao vento, capturada ao pôr do sol, destacando a importância do símbolo nacional.

CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares

SÃO PAULO, 4 Dez (Reuters) – A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou na quarta-feira a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares, e o texto seguirá agora para votação em sessão conjunta do Congresso Nacional, de

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.