REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Quase um quarto de garotas adolescentes sofreram violência do parceiro, mostra estudo da OMS

Quase um quarto de garotas adolescentes sofreram violência do parceiro, mostra estudo da OMS

Quase um quarto de garotas adolescentes sofreram violência do parceiro, mostra estudo da OMS

OMS

Por Emma Farge

GENEBRA (Reuters) – Cerca de um quarto de garotas adolescentes que estiveram em relacionamentos sofreram violência física ou sexual, mostrou um estudo da Organização Mundial de Saúde nesta terça-feira, pedindo mais medidas de prevenção.

A análise da OMS, publicada na revista médica Lancet, baseou-se em pesquisas com milhares de garotas adolescentes entre 15 e 19 anos de 154 países e regiões. Mostrou que 24% delas foram vítimas de violência de parceiros íntimos pelo menos uma vez, com 16% delas dizendo que isso aconteceu no último ano.

A principal autora do estudo, Lynnmarie Sardinha, afirmou que a análise foi motivada em parte por uma preocupação de que jovens mulheres estavam “passando despercebidas” e não estavam recebendo apoio.

“Fiquei extremamente surpresa ao ver que uma porcentagem enorme de garotas adolescentes basicamente já estão sendo vítimas de violência, mesmo antes do seu 20º aniversário”, disse ela à Reuters. “Estamos atrás de onde deveríamos estar”.

Os dados foram baseados em pesquisas conduzidas entre 2000 e 2018. Sardinha afirmou que os dados reunidos desde então ainda estão sendo verificados e parecem mostrar que houve apenas uma “queda muito leve”.

Atos de violência considerados pela pesquisa incluíram chutes ou pancadas, além de qualquer ato sexual indesejado, como estupro ou tentativa de estupro.

Os dados, discriminados por país e região, mostraram uma alta correlação entre violência e direitos das mulheres. Países onde garotas e mulheres têm acesso limitado à educação e leis de herança desiguais mostraram patamares mais elevados de violência.

(Reportagem de Emma Farge em Genebra)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Mpox ainda é emergência de saúde pública

Mpox ainda é emergência de saúde pública, diz OMS

LONDRES (Reuters) – O vírus Mpox continua a representar uma emergência de saúde pública, afirmou a Organização Mundial de Saúde nesta sexta-feira. A OMS declarou a emergência pela primeira vez em agosto, quando uma epidemia de uma nova forma de mpox se espalhou da República Democrática do Congo, que foi

Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras

Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana

Por Patricia Vilas Boas SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou em alta de mais de 1% nesta sexta-feira, sustentado pelo avanço das ações da Petrobras após anúncio de dividendo extraordinário e detalhamento do plano de negócios, e em meio a expectativas renovadas pelo pacote fiscal do governo. Índice de