thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UE intensifica investigação sobre X, de Musk, a dias da posse de Trump

Paisagem urbana à noite com luzes de tráfego e um prédio iluminado com uma cruz no topo. Captura dinâmica de veículos em movimento.

Por Marine Strauss e Philip Blenkinsop

BRUXELAS (Reuters) – A Comissão Europeia disse nesta sexta-feira que está intensificando sua investigação sobre se a rede de mídia social X, de Elon Musk, violou as regras da UE sobre moderação de conteúdo com solicitações de informações e uma ordem para que ela retenha documentos relevantes.

Como parte de sua investigação iniciada em dezembro de 2023, o executivo da UE afirmou que estava solicitando ao X que forneça, até 15 de fevereiro, documentação interna sobre seu sistema de recomendação que faz sugestões de conteúdo aos usuários e quaisquer alterações recentes feitas nele.

“Hoje estamos tomando outras medidas para esclarecer a conformidade dos sistemas de recomendação do X com as obrigações previstas na Lei de Serviços Digitais da UE”, disse a chefe digital da UE, Henna Virkkunen, em um comunicado.

O X não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A Comissão minimizou relatos nesta semana de que estava revisando suas investigações contra grandes empresas de tecnologia, enfatizando que elas continuam operando normalmente e o retorno do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, à Casa Branca não afetou seu compromisso de fazer cumprir suas leis.

Trump, que assume como o 47º presidente dos EUA na segunda-feira, tem criticado várias políticas da UE. Fortalecidos por sua posição, outros CEOs dos EUA, como Mark Zuckerberg, da Meta, buscaram ajuda dele para lutar contra as regulamentações da UE.

A Meta cancelou na semana passada seus programas de verificação de fatos nos EUA e Zuckerberg disse que trabalharia com Trump para reprimir a censura em todo o mundo, destacando o número crescente de leis que institucionalizam a censura na Europa.

Musk, proprietário do X e aliado de Trump, entrou em conflito repetidamente com órgãos reguladores da UE, enquanto alguns políticos europeus o acusaram de interferir em eleições, como em sua conversa transmitida com o líder da Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita. Musk afirma que as críticas são uma afronta à democracia e à liberdade de expressão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem do Congresso Nacional do Brasil, com destaque para as duas torres gêmeas na Praça dos Três Poderes, Brasília, símbolo da política brasileira.

Congresso derruba parte de vetos de Lula à lei das eólicas offshore

BRASÍLIA (Reuters) – O Congresso Nacional derrubou nesta terça-feira parcialmente vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a uma série de itens incluídos pelos parlamentares durante a tramitação do projeto de lei que regulamenta as usinas eólicas em alto mar, o que deverá ter um impacto nos próximos anos

Imagem de um homem de terno azul escuro, barba branca e cabelos grisalhos, falando em um evento oficial ao lado da bandeira do Brasil, com um cartaz que mostra 'Paris, Quinta-feira, 5 de junho de 2025'.

Lula cobra do G7 contribuições ambiciosas para redução de aquecimento global

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou uma de suas falas no G7, nesta terça-feira, para cobrar que os presidentes presentes na Cúpula aumentem as ambições de seus países em suas contribuições para evitar o aquecimento global, as chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês).

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.