REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Trump não vai isentar petróleo de novas tarifas de importação, dizem fontes

Trump não vai isentar petróleo de novas tarifas de importação, dizem fontes

Trump não vai isentar petróleo de novas tarifas de importação, dizem fontes

Trump não vai isentar petróleo de novas tarifas de importação,

Por Jarrett Renshaw

(Reuters) – O presidente eleito Donald Trump não pretende isentar o petróleo bruto de suas tarifas de importação planejadas de 25% do Canadá e do México, disseram fontes à Reuters nesta terça-feira, enquanto a indústria petrolífera alertava que a política poderia prejudicar os consumidores, a indústria e a segurança nacional.

Canadá e México são as principais fontes de importação de petróleo bruto dos EUA, respondendo juntos por cerca de um quarto do total processado por refinarias norte-americanas em combustíveis como gasolina e óleo para aquecimento, segundo o Departamento de Energia.

As indústrias petrolíferas dos EUA e do Canadá estavam otimistas de que os amplos planos protecionistas de Trump poupariam as importações de petróleo, porque muitas refinarias norte-americanas dependem dos dois países e têm equipamentos projetados para processar seus tipos de óleo.

Duas fontes familiarizadas com os planos de Trump disseram que o petróleo não seria isento do plano. Elas pediram anonimato devido à sensibilidade do assunto.

Enquanto isso, os principais grupos comerciais de petróleo da América diziam que impor tarifas seria um erro — expondo um raro momento de discórdia entre a indústria e Trump.

Os EUA importaram cerca de 5,2 milhões de barris de petróleo bruto e produtos petrolíferos por dia (bpd) do Canadá e do México em 2024. Mais de 4 milhões desse total vieram do Canadá, conforme dados do braço estatístico do governo dos EUA.

(Reportagem de Jarrett Renshaw; reportagem adicional de Timothy Gardner em Pittsburgh e Arathy Somasekhar em Houston; texto de Richard Valdmanis)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de cédulas de dinheiro em destaque, incluindo notas de 50 reais e dólares americanos, simbolizando finanças e economia.

Dólar recua após reportagem sobre planos tarifários de Trump e leilões do BC

Por Fernando Cardoso SÃO PAULO (Reuters) – O dólar recuava nesta segunda-feira, em linha com os mercados globais, com os investidores reagindo a uma reportagem que apontou que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, não adotará novas tarifas de importação em seu primeiro dia no cargo, enquanto repercutiam