thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tribunal Penal Internacional segue com problemas após ataque digital

Por Stephanie van den Berg

HAIA (Reuters) – O Tribunal Penal Internacional (TPI) está operando com fortes limitações em seus sistemas digitais após um incidente de hacking, disseram fontes e advogados que trabalham no tribunal de crimes de guerra, nesta quinta-feira.

Dois advogados do tribunal e uma fonte próxima a ele, que pediu para não ser identificada, disseram que a maioria de seus sistemas com acesso à internet foram desconectados, os funcionários não podem acessar emails e aqueles que não estão trabalhando no local não podem acessar documentos.

A corte, com sede na cidade holandesa de Haia, divulgou pela primeira vez um “incidente de segurança cibernética” na terça-feira, dizendo que estava tentando garantir a continuidade do “trabalho principal” do tribunal. Um porta-voz do tribunal não quis fazer mais comentários.

As audiências no julgamento de dois homens acusados de liderar milícias que atacaram civis muçulmanos na República Centro-Africana foram retomadas nesta quinta-feira.

No entanto, a transmissão ao vivo do TPI não estava disponível e não havia som nas galerias onde o público e os jornalistas podem assistir aos julgamentos, disseram os funcionários do tribunal à mídia.

“Como equipe de defesa, temos acesso limitado aos sistemas do tribunal”, disse o advogado Geert-Jan Knoops, que representa um dos suspeitos, Patrice-Edouard Ngaissona. Knoops esteve no tribunal nesta quinta-feira.

Ngaissona e o outro réu Alfred Yekatom se declararam inocentes.

Mylene Dimitri, que está defendendo Yekatom, disse à Reuters que ela estava trocando informações com outras partes usando pendrives e pastas de papel, entregando informações pessoalmente de escritório em escritório, já que o compartilhamento de arquivos eletrônicos e o email do tribunal não funcionavam.

“Isso nos deixa mais lentos”, disse ela, acrescentando que apenas testemunhas ao vivo estavam sendo ouvidas durante os procedimentos e que os depoimentos por videochamadas de outras pessoas haviam sido adiados.

“Não temos ideia de quanto tempo essa situação vai continuar”, acrescentou.

(Reportagem de Stephanie van den Berg, Anthony Deutsch e Toby Sterling)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

coleção doutrinas essenciais

Doutrinas Essenciais – Precedentes Judiciais

A Thomson Reuters – Revista dos Tribunais apresenta a Coleção Doutrinas Essenciais, uma seleção exclusiva dos melhores artigos, pareceres e estudos jurídicos publicados pela Editora nos últimos anos. Para a coleção de Precedentes Judiciais, contamos com a organização da respeitável jurista Teresa Arruda Alvim, que aceitou gentilmente nosso convite para

Imagem de uma área urbana devastada por uma tempestade, com prédios destruídos, destroços espalhados e ruas com veículos e pessoas, resultando em uma cena de desastre e destruição.

Tornados atingem Região Sul e deixam 6 mortos e mais de 750 feridos no Paraná

SÃO PAULO (Reuters) –Tornados atingiram a Região do Sul na tarde e noite de sexta-feira, deixando pelo menos seis mortos e mais de 750 feridos no Paraná, além de destruição em cidades do oeste de Santa Catarina, segundo informações dos governos estaduais neste sábado. O Paraná foi atingido na véspera

Viajantes no aeroporto olhando o painel de voos no quadro de partidas e chegadas, com malas e documentos, ambiente moderno e movimentado.

Senado dos EUA avança com projeto de lei para encerrar paralisação do governo

WASHINGTON (Reuters) – O Senado dos EUA avançou no domingo com uma medida que visa encerrar a paralisação do governo federal que já dura 40 dias e está deixando os funcionários federais sem trabalho, atrasando a ajuda alimentar e prejudicando as viagens aéreas. Os senadores aprovaram um projeto de lei

Homem sorridente em traje formal com terno e gravata e fazendo sinal de positivo em evento social.

Fundo de Florestas recebe investimento privado de milionário australiano

Por Lisandra Paraguassu BELÉM (Reuters) -O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) receberá o primeiro aporte privado de recursos: US$10 milhões a serem investidos pela fundação filantrópica Minderoo, do milionário australiano Andrew Forrest. Em nota à imprensa, Forrest reforçou que não é uma doação, é um

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.