thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tribunal Penal Internacional segue com problemas após ataque digital

Por Stephanie van den Berg

HAIA (Reuters) – O Tribunal Penal Internacional (TPI) está operando com fortes limitações em seus sistemas digitais após um incidente de hacking, disseram fontes e advogados que trabalham no tribunal de crimes de guerra, nesta quinta-feira.

Dois advogados do tribunal e uma fonte próxima a ele, que pediu para não ser identificada, disseram que a maioria de seus sistemas com acesso à internet foram desconectados, os funcionários não podem acessar emails e aqueles que não estão trabalhando no local não podem acessar documentos.

A corte, com sede na cidade holandesa de Haia, divulgou pela primeira vez um “incidente de segurança cibernética” na terça-feira, dizendo que estava tentando garantir a continuidade do “trabalho principal” do tribunal. Um porta-voz do tribunal não quis fazer mais comentários.

As audiências no julgamento de dois homens acusados de liderar milícias que atacaram civis muçulmanos na República Centro-Africana foram retomadas nesta quinta-feira.

No entanto, a transmissão ao vivo do TPI não estava disponível e não havia som nas galerias onde o público e os jornalistas podem assistir aos julgamentos, disseram os funcionários do tribunal à mídia.

“Como equipe de defesa, temos acesso limitado aos sistemas do tribunal”, disse o advogado Geert-Jan Knoops, que representa um dos suspeitos, Patrice-Edouard Ngaissona. Knoops esteve no tribunal nesta quinta-feira.

Ngaissona e o outro réu Alfred Yekatom se declararam inocentes.

Mylene Dimitri, que está defendendo Yekatom, disse à Reuters que ela estava trocando informações com outras partes usando pendrives e pastas de papel, entregando informações pessoalmente de escritório em escritório, já que o compartilhamento de arquivos eletrônicos e o email do tribunal não funcionavam.

“Isso nos deixa mais lentos”, disse ela, acrescentando que apenas testemunhas ao vivo estavam sendo ouvidas durante os procedimentos e que os depoimentos por videochamadas de outras pessoas haviam sido adiados.

“Não temos ideia de quanto tempo essa situação vai continuar”, acrescentou.

(Reportagem de Stephanie van den Berg, Anthony Deutsch e Toby Sterling)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem e mulher brindando com taças de champagne em ambiente sofisticado, ideal para celebrar eventos especiais ou encontros sociais.

Eventos de Dezembro de 2025

A Editora Revista dos Tribunais estará presente nos principais eventos jurídicos do Brasil em dezembro, confirma as datas! Por que vale a pena participar? Ao visitar nossos estandes, você poderá: Conferir em primeira mão os lançamentos mais recentes da Editora; Dialogar com autores renomados e especialistas do Direito; Adquirir obras

Planta de soja murcha em campo agrícola sob céu parcialmente nublado, destacando-se na colheita e produção de soja no Brasil.

Semeadura de soja no Brasil está próxima do fim, diz Pátria

Por Ana Mano SÃO PAULO, 6 Dez (Reuters) – Os produtores brasileiros de soja quase terminaram o plantio da safra 2025/26, com cerca de 91% dos campos semeados no maior produtor e exportador do mundo, informou a consultoria Pátria Agronegócios em um comunicado neste sábado. Nessa mesma época da temporada

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.