thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

STF retoma julgamento com voto de Fux e pode formar maioria pela condenação de Bolsonaro

Imagem de um juiz de toga preta e com cabelo grisalho, sentado em uma sala de tribunal, demonstrando seriedade e concentração, em um ambiente formal.

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes, após os votos apresentados na véspera pelo relator da ação, Alexandre de Moraes, e pelo ministro Flávio Dino, ambos favoráveis à condenação dos réus.

O próximo a votar é o ministro Luiz Fux, que poderá formar maioria pela condenação de Bolsonaro pelo colegiado de cinco membros.

Nos bastidores e durante as três sessões iniciais de julgamento, Fux não tem dado mostras de como vai votar.

Na terça, Moraes votou para condenar o ex-presidente e os demais réus pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; participação em organização criminosa armada; dano qualificado; e deterioração de patrimônio tombado.

Em um indicativo de divergência com Moraes, que defendeu a condenação de todos os réus a penas elevadas, Dino afirmou que era preciso diferenciar a punição dos envolvidos de acordo com suas participações. Disse que Bolsonaro e Braga Netto justificariam penas elevadas, mas os ex-ministros Paulo Sérgio Nogueira e Augusto Heleno e o ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem tiveram envolvimento de menor relevância.

Se condenado, Bolsonaro poderá pegar até 43 anos de prisão, se considerados agravantes para os crimes.

O ex-presidente, que está em prisão domiciliar, nega todas as acusações. Ele afirma que, embora tenha tido conversas sobre a possível decretação de Estado de Sítio, jamais deu qualquer ordem nesse sentido. Alega também que estava nos Estados Unidos quando aconteceram os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um juiz falando durante uma audiência, vestindo toga preta e camisa social com gravata, com expressão séria e concentrada.

STF tem dois votos para condenar Bolsonaro e mais 7 por tentativa de golpe

Por Ricardo Brito BRASÍLIA (Reuters) – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) já tem dois votos para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes, após os votos apresentados nesta terça-feira pelo relator da ação, Alexandre de

Visão aérea do Parque Aquático e áreas de lazer de um centro de evento moderno na cidade, com pistas de corrida, quadras de esportes e infraestrutura para eventos.

Brasil quer novo fórum internacional para negociar barreiras comerciais com base em questões climáticas, dizem fontes

Por Lisandra Paraguassu e Kate Abnett BRASÍLIA/BRUXELAS (Reuters) – A presidência brasileira da COP30 Brasil planeja apresentar durante a conferência, em novembro, um novo fórum para negociações entre governos sobre barreiras comerciais baseadas em questões climáticas, em uma ponte entre a convenção do clima e a Organização Mundial do Comércio,

Imagem da fachada do Ministério da Fazenda com duas pessoas andando na calçada, árvore à esquerda e céu azul ao fundo.

Títulos isentos de IR prejudicam funcionamento dos mercados, diz secretário de Reformas Econômicas

(Reuters) – O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, defendeu nesta terça-feira ajustes na tributação dos investimentos financeiros, afirmando que o modelo com isenção de alguns títulos, além de afetar a arrecadação, prejudica o funcionamento dos mercados. “Temos um sistema tributário muito complicado e muito assimétrico

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.