REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Schnabel, do BCE, não descarta mais aumentos de juros em meio a riscos de inflação

Schnabel, do BCE, não descarta mais aumentos de juros em meio a riscos de inflação

Schnabel, do BCE, não descarta mais aumentos de juros em meio a riscos de inflação

Schnabel, do BCE

FRANKFURT (Reuters) – O Banco Central Europeu poderá ter de aumentar novamente as taxas de juros se os salários, os lucros ou novos problemas de fornecimento alimentarem a inflação, disse Isabel Schnabel, membro do conselho do BCE, em uma entrevista publicada nesta sexta-feira.

O BCE elevou os custos dos empréstimos a níveis recordes no mês passado para controlar os preços na zona do euro, que ainda estão subindo mais do que o dobro de sua meta de 2%, depois que o bloco foi atingido por preços mais altos de energia e problemas de abastecimento no ano passado.

Schnabel disse que a recente moderação da inflação, que caiu para seu nível mais baixo em dois anos, 4,3%, em setembro, foi “encorajadora”, mas que havia muitos riscos, desde salários ou lucros mais altos do que o esperado até novas interrupções no fornecimento.

“Ainda vejo riscos de alta para a inflação”, disse Schnabel ao jornal croata Jutarnji list. “Se eles se concretizarem, novos aumentos nas taxas de juros poderão ser necessários em algum momento.”

No mês passado, o BCE elevou a taxa que paga sobre os depósitos bancários para 4,0%, nível mais alto de seus 25 anos de história, em uma tentativa de esfriar os empréstimos e, com isso, o consumo e o investimento.

Em meio à pressão de algumas autoridades de política monetária para aumentar a proporção de reservas obrigatórias não remuneradas que os bancos devem manter no BCE, Schnabel minimizou as chances de tal medida no curto prazo.

“Atualmente, estamos discutindo o projeto de nossa futura estrutura operacional para a implementação da política monetária”, disse ela. “Enquanto não soubermos o papel que as reservas mínimas obrigatórias desempenharão nessa nova estrutura, devemos ser cautelosos ao tomar qualquer decisão de longo alcance.”

(Por Aleksandar Vasovic)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags: 

Mais lidas

Post Relacionado

Dólar tem leve alta ante o real em meio a cenário externo adverso para risco

Dólar tem leve alta ante o real em meio a cenário externo adverso para risco

Por Fernando Cardoso SÃO PAULO (Reuters) – O dólar tinha leve alta ante o real nesta terça-feira, em linha com a baixa volatilidade no exterior, enquanto investidores aguardam novas notícias e dados para se posicionarem de forma mais clara. Às 9h35, o dólar à vista subia 0,28%, a 5,7088 reais

Aneel intima Enel SP e inicia processo que pode levar à caducidade da concessão

Aneel intima Enel SP e inicia processo que pode levar à caducidade da concessão

Por Letícia Fucuchima SÃO PAULO (Reuters) – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu um termo de intimação à distribuidora de energia Enel São Paulo, dando início a um processo que poderá levar à caducidade da concessão, informou a agência reguladora em comunicado na noite de segunda-feira. Segundo a

Dia das Nações Unidas e o Compromisso da ONU com a Paz Mundial

Dia das Nações Unidas e o Compromisso da ONU com a Paz Mundial

No dia 24 de outubro de cada ano, o mundo celebra o Dia das Nações Unidas, marcando a entrada em vigor da Carta das Nações Unidas em 1945. Esse documento fundamental estabeleceu as bases para a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), uma entidade internacional com o objetivo primordial