REVISTA DOS TRIBUNAIS

thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Schnabel, do BCE, não descarta mais aumentos de juros em meio a riscos de inflação

Schnabel, do BCE, não descarta mais aumentos de juros em meio a riscos de inflação

Schnabel, do BCE

FRANKFURT (Reuters) – O Banco Central Europeu poderá ter de aumentar novamente as taxas de juros se os salários, os lucros ou novos problemas de fornecimento alimentarem a inflação, disse Isabel Schnabel, membro do conselho do BCE, em uma entrevista publicada nesta sexta-feira.

O BCE elevou os custos dos empréstimos a níveis recordes no mês passado para controlar os preços na zona do euro, que ainda estão subindo mais do que o dobro de sua meta de 2%, depois que o bloco foi atingido por preços mais altos de energia e problemas de abastecimento no ano passado.

Schnabel disse que a recente moderação da inflação, que caiu para seu nível mais baixo em dois anos, 4,3%, em setembro, foi “encorajadora”, mas que havia muitos riscos, desde salários ou lucros mais altos do que o esperado até novas interrupções no fornecimento.

“Ainda vejo riscos de alta para a inflação”, disse Schnabel ao jornal croata Jutarnji list. “Se eles se concretizarem, novos aumentos nas taxas de juros poderão ser necessários em algum momento.”

No mês passado, o BCE elevou a taxa que paga sobre os depósitos bancários para 4,0%, nível mais alto de seus 25 anos de história, em uma tentativa de esfriar os empréstimos e, com isso, o consumo e o investimento.

Em meio à pressão de algumas autoridades de política monetária para aumentar a proporção de reservas obrigatórias não remuneradas que os bancos devem manter no BCE, Schnabel minimizou as chances de tal medida no curto prazo.

“Atualmente, estamos discutindo o projeto de nossa futura estrutura operacional para a implementação da política monetária”, disse ela. “Enquanto não soubermos o papel que as reservas mínimas obrigatórias desempenharão nessa nova estrutura, devemos ser cautelosos ao tomar qualquer decisão de longo alcance.”

(Por Aleksandar Vasovic)

Mais lidas

Post Relacionado

lançamentos de julho

Lançamentos de Julho

As novidades do universo jurídico chegam com uma coleção de lançamentos de julho imperdíveis para os profissionais do Direito, trazendo obras que abordam desde os