REVISTA DOS TRIBUNAIS

Rússia promete retaliação por decisão da Moldávia de aderir às sanções da UE

Rússia promete retaliação por decisão da Moldávia de aderir às sanções da UE

Rússia promete retaliação por decisão da Moldávia de aderir às sanções da UE

MOSCOU (Reuters) – A Rússia vê a decisão da Moldávia de aderir às sanções da União Europeia contra o país como um passo hostil com o objetivo de destruir os laços com Moscou, e irá retaliar, disse o Ministério das Relações Exteriores russo nesta sexta-feira.

A declaração russa foi emitida em resposta a uma votação no Parlamento da Moldávia concordando em aderir às sanções como parte das medidas para alterar a sua legislação conforme necessário para a sua candidatura à adesão à União Europeia.

“Consideramos isto como mais um passo hostil da liderança moldava, que está totalmente integrada na campanha anti-Rússia do ‘Ocidente coletivo'”, afirmou o ministério russo em um comunicado.

“O seu objetivo é a destruição completa das relações entre a Rússia e a Moldávia, que, por culpa das autoridades de Chisinau, já se encontram em estado muito deplorável.”

Moscou irá retaliar, afirmou o ministério.

Os 62 deputados do Partido Ação e Solidariedade, da presidente moldava, Maia Sandu, apoiaram a legislação, garantindo a sua aprovação na Assembleia na capital Chisinau.

Entre as suas disposições estão regulamentos relativos a ações a serem tomadas contra indivíduos e instituições sujeitos a sanções impostas à Rússia em conexão com a invasão da Ucrânia pelo Kremlin em fevereiro de 2022. A legislação também tem o objetivo de proteger contra a influência indevida de magnatas empresariais ou “oligarcas”.

(Reportagem da Reuters; reportagem adicional de Alexander Tanas em Chisinau)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

queimadas florestais no Brasil

Queimadas Florestais: uma análise dos impactos sociais, econômicos e ambientais

As queimadas recentes que ocorrem em grande parte do Brasil têm sido motivo de grande preocupação tanto a nível nacional quanto internacional, visto que contribuem para o desmatamento acelerado, destruindo habitats de inúmeras espécies de plantas e animais. A Amazônia, por exemplo, é um dos ecossistemas mais biodiversos do planeta,

Pior seca já registrada faz rios da Amazônia atingirem baixa histórica

Pior seca já registrada faz rios da Amazônia atingirem baixa histórica

Por Jorge Silva e Leonardo Benassatto TEFÉ, Amazonas (Reuters) – A pior seca já registrada reduziu o nível de água dos rios da bacia amazônica a uma baixa histórica, em alguns casos secando leitos de rios que antes eram vias navegáveis. O Solimões, um dos principais afluentes do poderoso rio

Google comprará créditos de carbono de startup brasileira

Google comprará créditos de carbono de startup brasileira

(Reuters) – O Google concordou pela primeira vez em comprar créditos de carbono baseados em reflorestamento de uma startup brasileira, um movimento que marca seu primeiro envolvimento com projetos desse tipo no país. A unidade da Alphabet vai adquirir 50.000 toneladas de créditos de carbono até 2030 da Mombak, que