REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • PF conclui investigação sobre mineração de sal em Maceió com 20 indiciamentos

PF conclui investigação sobre mineração de sal em Maceió com 20 indiciamentos

PF conclui investigação sobre mineração de sal em Maceió com 20 indiciamentos

policia federal conclui investigação sobre mineração de sal em Maceió com 20 indiciamentos

SÃO PAULO (Reuters) – A Polícia Federal anunciou nesta sexta-feira que concluiu inquérito sobre crimes relacionados à atividade de mineração de sal-gema sob o solo de Maceió, o que resultou em 20 indiciamentos.

Em um comunicado sucinto, em que não informa os nomes dos acusados ou torna claro os crimes indicados, a PF não informou nem o nome da empresa investigada.

As atividades de exploração de sal-gema eram executadas pela petroquímica Braskem há décadas sob o solo de Maceió, com o material retirado do subsolo sendo usado pela empresa para a produção de produtos químicos como cloro e PVC em uma instalação próxima de cidade.

Em 2018, moradores de vários bairros da cidade começaram a detectar rachaduras nas ruas e em edifícios, fenômeno que se agravou resultando em um movimento de afundamento do solo da capital alagoana que resultou na remoção de milhares de famílias de áreas de risco.

“Os autos do inquérito foram encaminhados ao Juízo da 2ª Vara Federal de Alagoas para as providências cabíveis. A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o caso também foi informada sobre a conclusão das investigações”, se limitou a dizer a PF em comunicado à imprensa.

Procurada, a Braskem afirmou que não analisou a íntegra do relatório policial. “Desde o início das apurações contribuiu, assim como seus integrantes, com as informações e esclarecimentos ao seu alcance”, afirmou a companhia, acrescentando que “sempre atuou em conformidade com as leis e regulações do setor”.

A empresa, que vem desembolsando bilhões de reais ao longo dos últimos anos em reparações à cidade e sua população, expressou “confiança nos integrantes mencionados no inquérito”.

A PF afirmou que os indiciamentos incluem seis crimes, dos quais três citados na lei de crimes ambientais 9.605/1998.

 

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

O Dia da Consciência Negra e a importância da educação antirracista

O Dia da Consciência Negra e a importância da educação antirracista

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma data importante no Brasil, dedicada à reflexão sobre a luta contra a discriminação racial e a valorização da cultura afro-brasileira. Essa data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que simboliza a

Campos Neto volta a defender choque fiscal positivo no Brasil

Campos Neto volta a defender choque fiscal positivo no Brasil

SÃO PAULO (Reuters) – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a citar nesta terça-feira a importância de um choque positivo na área fiscal para a redução dos prêmios de risco dos ativos brasileiros. Em evento na Associação Comercial de São Paulo, Campos Neto destacou que grande parte

Dólar tem leve alta em meio à aversão global ao risco após alerta de Putin

Dólar tem leve alta em meio à aversão global ao risco após alerta de Putin

Por Fernando Cardoso SÃO PAULO (Reuters) – O dólar tinha leve alta frente ao real nesta terça-feira, em linha com os mercados globais, com investidores demonstrando aversão ao risco após um alerta do presidente da Rússia, Vladimir Putin, aos Estados Unidos com uma doutrina nuclear atualizada. Às 9h33, o dólar