thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

OpenAI revela modelo menor e mais barato de IA

A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, anunciou nesta quinta-feira o lançamento do GPT-4o mini, um modelo de IA que afirma ser pequeno e econômico, com o objetivo de tornar sua tecnologia mais acessível e menos intensiva em consumo de energia, permitindo que a companhia atinja um grupo mais amplo de clientes.

A OpenAI, que tem a Microsoft entre os investidores, tem trabalhado para tornar mais barato e mais rápido para os desenvolvedores a criação de aplicativos baseados em seu modelo, em um momento em que rivais com grandes investimentos, como Meta e Google, correm para conquistar uma fatia maior do mercado.

Com um preço de 15 centavos de dólar por milhão de tokens de entrada e 60 centavos de dólar por milhão de tokens de saída, o GPT-4o mini é mais de 60% mais barato que o GPT-3.5 Turbo, informou a OpenAI.

Atualmente, ele supera o modelo GPT-4 em preferências de bate-papo e obteve 82% de pontuação em Massive Multitask Language Understanding (MMLU), informou a OpenAI.

O MMLU é um benchmark de inteligência textual e raciocínio usado para avaliar os recursos dos modelos de linguagem. Uma pontuação mais alta no MMLU significa que ele pode entender e usar melhor a linguagem em uma variedade de assuntos, aprimorando o uso no mundo real.

A pontuação do mini modelo GPT-4o foi comparada com 77,9% do Gemini Flash, do Google, e 73,8% do Claude Haiku, da Anthropic, de acordo com a OpenAI.

Modelos de linguagem menores requerem menos poder computacional para serem executados, o que os torna uma opção mais acessível para empresas com recursos limitados que desejam implantar a IA generativa em suas operações.

Com o modelo mini atualmente suportando texto e visão na interface de programação de aplicativos, a OpenAI disse que o suporte para entradas e saídas de texto, imagem, vídeo e áudio será disponibilizado no futuro.

Os usuários do ChatGPT Free, Plus e Team poderão acessar o GPT-4o mini – que tem conhecimento até outubro de 2023 – a partir desta quinta-feira, no lugar do GPT-3.5 Turbo, com os usuários corporativos obtendo acesso a partir da próxima semana, disse a OpenAI.

(Por Deborah Sophia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma balança de justiça ao lado de um livro e um martelo de juiz, com a bandeira do Brasil ao fundo, simbolizando o sistema jurídico brasileiro e o poder da justiça no país. Representando a independência do Brasil

A Independência do Brasil e as Primeiras Leis: O que mudou no Direito?

Proclamada em 1822, a Independência do Brasil representou muito mais do que uma mera separação política de Portugal. Foi um marco profundo que iniciou transformações significativas em várias áreas da sociedade brasileira, especialmente no campo do Direito. Com a Independência, teve início, em território nacional, a trajetória constitucional própria: foi

Homem pensativo com braços cruzados usando relógio de pulso preto, vestido com camiseta preta, de cabelo curto e barba rala, em ambiente urbano.

STF condena Bolsonaro e mais 7 réus por tentativa de golpe de Estado

Por Ricardo Brito BRASÍLIA (Reuters) – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira o ex-presidente Jair Bolsonaro por cinco crimes relacionados a uma tentativa de golpe de Estado após sua derrota na eleição de 2022, impondo um duro golpe ao líder de direita, que já está

Imagem de Donald Trump ao ar livre, vestindo terno escuro, camisa branca e gravata vermelha, fazendo sinal de despedida ou cumprimento com a mão. Fundo com árvores e céu claro.

Trump diz estar insatisfeito com condenação de Bolsonaro em julgamento no STF

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar surpreso e insatisfeito com o fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro ter sido condenado por uma maioria de ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira por planejar um golpe de Estado para permanecer no

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.