REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Nobel da Paz para ativista Mohammadi destaca coragem das mulheres iranianas, diz ONU

Nobel da Paz para ativista Mohammadi destaca coragem das mulheres iranianas, diz ONU

Nobel da Paz para ativista Mohammadi destaca coragem das mulheres iranianas, diz ONU

Nobel da Paz para ativista Mohammadi destaca coragem das mulheres iranianas, diz ONU

GENEBRA (Reuters) – O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) disse nesta sexta-feira que a concessão do Prêmio Nobel da Paz à ativista Narges Mohammadi, que está presa, destacou a coragem e a determinação das mulheres iranianas.

“Temos visto coragem e determinação delas diante de represálias, intimidação, violência e detenção”, disse a porta-voz do ACNUDH, Elizabeth Throssell, a repórteres em Genebra.

“Elas têm sido assediadas pelo que vestem ou deixam de vestir. Há medidas legais, sociais e econômicas cada vez mais rigorosas contra elas. Isso realmente é algo que destaca a coragem e a determinação das mulheres do Irã e como elas são uma inspiração para o mundo.”

Throssell também reiterou os pedidos de libertação de Mohammadi, uma das principais ativistas do Irã que fez campanha pelos direitos das mulheres e pela abolição da pena de morte. Ela está cumprindo uma sentença de 12 anos de prisão.

“Nós e outros parceiros do sistema de direitos humanos da ONU pedimos repetidamente sua libertação”, afirmou Throssell à Reuters.

(Reportagem de Gabrielle Tétrault-Farber e Cécile Mantovani)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags: 

Mais lidas

Post Relacionado

2024 será ano mais quente já registrado, afirmam cientistas da UE

2024 será ano mais quente já registrado, afirmam cientistas da UE

Por Kate Abnett e Alison Withers BRUXELAS (Reuters) – Este ano será o mais quente desde o início dos registros, com a expectativa de que as temperaturas extraordinariamente altas persistam pelo menos até os primeiros meses de 2025, afirmaram cientistas da União Europeia nesta segunda-feira. Os dados do Serviço de

Acordo Mercosul-UE inclui principais reivindicações brasileiras

Acordo Mercosul-UE inclui principais reivindicações brasileiras

Por Lisandra Paraguassu MONTEVIDÉU (Reuters) – Depois de 25 anos de negociações, a versão final do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia tem a impressão digital do governo brasileiro, que conseguiu incluir no texto modificações na área ambiental, comércio automotivo e compras governamentais. Fechado no último momento possível para

Acordo Mercosul-UE inclui termos que protegem setor automotivo do Brasil

Acordo Mercosul-UE inclui termos que protegem setor automotivo do Brasil, diz governo

SÃO PAULO (Reuters) – O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia divulgado nesta sexta-feira traz termos específicos que protegem a indústria automotiva brasileira de eventuais riscos que podem ocorrer por um aumento das importações de veículos europeus, segundo termos anunciados pelo governo do Brasil. O acordo, finalizado após anos