REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Negociações sobre financiamento climático enfrentam fase “mais difícil” na COP29

Negociações sobre financiamento climático enfrentam fase “mais difícil” na COP29

Negociações sobre financiamento climático enfrentam fase “mais difícil” na COP29

Negociações sobre financiamento climático enfrentam fase "mais difícil" na COP29

Por Kate Abnett e Nailia Bagirova e Karin Strohecker

BAKU (Reuters) – Os países presentes na cúpula climática COP29 foram avisados nesta quarta-feira que a “parte mais difícil” estava prestes a começar nas negociações sobre quanto dinheiro deve ser fornecido aos países em desenvolvimento para ajudá-los a lidar com as mudanças climáticas.

Definir a forma desse financiamento — quem paga e quanto — é a principal tarefa das negociações climáticas anuais da ONU deste ano. Com o prazo final de sexta-feira se aproximando, a frustração com a falta de progresso começava a transparecer nas salas de negociação.

Yalchin Rafiyev, negociador-chefe do anfitrião da cúpula, o Azerbaijão, disse que “agora começa a parte mais difícil”, antes de um novo texto que deve ser apresentado à meia-noite (horário local) na capital Baku.

O progresso na cúpula anual normalmente é marcado por documentos preliminares regulares, que são reduzidos a um acordo final.

Países ricos e em desenvolvimento estão bastante divididos quanto ao tamanho da nova meta. Ela substituirá uma promessa feita pelos países desenvolvidos em 2020 — entregue com dois anos de atraso — de fornecer 100 bilhões de dólares por ano em financiamento climático.

Adonia Ayebare, de Uganda, que preside o grupo G77 e China de mais de 130 países em desenvolvimento, disse que sua demanda era que as nações ricas fornecessem 1,3 trilhão de dólares em financiamento público para o clima por ano.

“A frustração é que o outro lado não nos deu uma contraproposta”, disse Ayebare à Reuters.

“Estamos ouvindo falar de 300 bilhões de dólares. Mas se isso for verdade, é realmente inaceitável. É embaraçoso”, disse.

Outro negociador de um país em desenvolvimento disse à Reuters que a União Europeia havia proposto 200 bilhões de dólares ou 300 bilhões de dólares em conversas informais. Mas a UE afirmou nesta quarta-feira que não tinha uma posição oficial sobre o montante.

O comissário climático da UE, Wopke Hoekstra, disse que o bloco não está disposto a falar sobre o valor até que tenha mais detalhes estruturais, acrescentando: “Caso contrário, você terá uma cesta de compras com um preço, mas não saberá exatamente o que está lá dentro”.

(Reportagem de Kate Abnett, Nailia Bagirova, Karin Strohecker e Gloria Dickie)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags: 

Mais lidas

Post Relacionado

Redação Jurídica Eficaz

Passo a Passo para Criar uma Redação Jurídica Eficaz

A redação jurídica é uma habilidade essencial para qualquer profissional do Direito. Seja para a elaboração de petições, pareceres ou artigos acadêmicos, a clareza e a precisão são fundamentais. Abaixo traremos alguns passos para ajudar na criação de uma redação jurídica eficaz:   Compreenda o tema e o objetivo Antes

Ibovespa sobe com Petrobras em alta

Ibovespa sobe apoiado em Petrobras, mas ainda caminha para queda semanal

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa subia nesta sexta-feira, mas ainda em curso para registrar sua quinta perda semanal, apoiado no desempenho positivo das ações da Petrobras após a estatal detalhar na véspera seu plano de negócios e anunciar o pagamento de 20 bilhões de reais em dividendos extraordinários aos