thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paguem ou enfrentarão desastre climático para a humanidade, alerta secretário-geral da ONU na COP29

Paguem ou enfrentarão desastre climático para a humanidade

Por William James

BAKU (Reuters) – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse aos líderes mundiais na cúpula sobre o clima COP29, nesta terça-feira, que “paguem” para evitar desastres humanitários causados pelo clima e afirmou que o tempo está se esgotando para limitar um aumento destrutivo nas temperaturas globais.

Cerca de 200 nações se reúnem na cúpula anual da ONU sobre o clima em Baku, que este ano se concentrou em levantar centenas de bilhões de dólares para financiar uma transição global para fontes de energia mais limpas e limitar os danos climáticos causados pelas emissões de carbono.

Porém, no dia da cúpula destinada a reunir líderes mundiais e gerar impulso político para a maratona de negociações, muitos dos principais participantes não estavam presentes para ouvir a mensagem de Guterres.

Após a vitória de Donald Trump, um negacionista das mudanças climáticas, na eleição presidencial dos Estados Unidos, o atual presidente dos EUA, Joe Biden, não comparecerá. O presidente chinês, Xi Jinping, enviou um representante e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, não comparecerá devido aos acontecimentos políticos em Bruxelas.

“Em relação ao financiamento climático, o mundo deve pagar, ou a humanidade pagará o preço”, disse Guterres em um discurso. “O som que vocês ouvem é o tique-taque do relógio. Estamos na contagem regressiva final para limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau Celsius e o tempo não está do nosso lado.”

Este ano está previsto para ser o mais quente já registrado.

Os cientistas afirmam que as evidências mostram que o aquecimento global e seus impactos estão ocorrendo mais rapidamente do que o esperado e que o mundo pode já ter atingido 1,5 grau Celsius de aquecimento acima da temperatura média pré-industrial — um limite crítico além do qual há risco de mudanças climáticas irreversíveis e extremas.

No início da COP29, os incêndios florestais incomuns na costa leste dos EUA, que provocaram alertas sobre a qualidade do ar em Nova York, continuaram a crescer. Na Espanha, os sobreviventes estão se recuperando das piores enchentes da história moderna do país e o governo espanhol anunciou bilhões de euros para a reconstrução.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Viatura militar da ONU em operação em uma estrada rural, simbolizando a presença de paz e segurança internacional em áreas de conflito.

Governo Trump propõe eliminar financiamento de manutenção da paz da ONU

Por Jonathan Landay e Humeyra Pamuk WASHINGTON (Reuters) – O escritório de orçamento da Casa Branca propôs o fim do financiamento para missões de manutenção da paz das Nações Unidas, citando os fracassos das operações em Mali, Líbano e República Democrática do Congo, mostraram documentos internos de planejamento vistos pela

Sede da Organização Mundial da Saúde com bandeiras de diferentes países ao fundo, representando a atuação global em saúde pública.

Membros da OMS chegam a acordo sobre como mundo enfrentará futuras pandemias

Por Olivia Le Poidevin GENEBRA (Reuters) – Os membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram a um acordo histórico nesta quarta-feira sobre como aprender com a Covid-19, que matou milhões de pessoas entre 2020 e 2022, e preparar o mundo para futuras pandemias. Os pontos de atrito no caminho

Imagem de líderes internacionais, incluindo Xi Jinping, em evento oficial. Os líderes estão em trajes formais numa cerimônia importante.

Presidente da China pede que ONU e sistemas multilaterais sejam mantidos

KUALA LUMPUR (Reuters) – O presidente da China, Xi Jinping, pediu apoio ao sistema internacional centrado na Organização das Nações Unidas (ONU), no comércio e no Estado de Direito durante uma viagem pelo Sudeste Asiático em meio a uma forte deterioração nas relações entre a China e os Estados Unidos.

Imagem do edifício da Reserva Federal dos Estados Unidos sob um céu nublado e ameaçador, destacando sua arquitetura majestosa.

Fed pode estar próximo de momento crítico em meio à incerteza tarifária

Por Ann Saphir e Howard Schneider WASHINGTON (Reuters) – As autoridades do Federal Reserve, ao concordarem que as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desestabilizaram seu senso de direção da economia, podem estar próximas de enfrentar um intenso debate interno sobre a resposta correta da política monetária, incluindo

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.