thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Moraes determina extradição de brasileiros envolvidos no 8 de janeiro que estão na Argentina

Moraes determina extradição de brasileiros envolvidos no 8 de janeiro que estão na Argentina

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a extradição de brasileiros que estão na Argentina e se envolveram nos atos do 8 de janeiro de 2023, quando um grupo depredou as sedes dos Três Poderes em Brasília, segundo a assessoria da corte e duas fontes da Polícia Federal com conhecimento do caso.

A PF foi quem fez a solicitação ao STF, segundo as fontes. Pelo trâmite, Moraes encaminhou ao Ministério da Justiça e o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da pasta vai analisar se o caso está de acordo com os tratados internacionais.

Do Ministério da Justiça, o caso seguirá para o Ministério das Relações Exteriores, que fará o contato com autoridades argentinas.

Em junho, a Reuters mostrou que autoridades da PF calculavam que entre 50 a 100 apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro acusados de vandalismo e insurreição fugiram para a Argentina depois que Javier Milei assumiu a Presidência do país em dezembro.

A maioria dos fugitivos já foi julgada e condenada pela Suprema Corte e enfrenta sentenças severas, incluindo até 17 anos de prisão por planejar um golpe de Estado, disse na ocasião um graduado policial envolvido na investigação.

O Brasil havia pedido à polícia argentina que identificasse o paradeiro e a situação deles no país antes de decidir solicitar a extradição, disseram as autoridades policiais. Os fugitivos tinham restrições de movimento determinadas pela Justiça e alguns quebraram tornozeleiras eletrônicas que haviam sido colocadas.

 

(Reportagem de Ricardo Brito)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Mulher fazendo discurso na conferência 'Preserving Peace Defence Readiness' com fundo que mostra a frase no painel.

UE propõe projetos de defesa para combater drones e proteger fronteira oriental

BRUXELAS (Reuters) – A Comissão Europeia propôs na quinta-feira quatro projetos de defesa emblemáticos — incluindo um sistema contra drones e um plano para fortificar a fronteira oriental — como parte de uma iniciativa para preparar o continente para se defender até 2030. As propostas, em um “roteiro” de política

Fachada do Ministério da Fazenda com duas pessoas caminhando na calçada à frente da construção, rodeada por árvores e céu azul.

Fazenda oficializa criação de secretaria voltada para mercado de carbono

BRASÍLIA (Reuters) – O Ministério da Fazenda oficializou nesta quinta-feira a criação da Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono, responsável pela gestão do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). A Fazenda informou em nota que a secretaria será liderada pela economista Cristina Reis, que

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.