thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Moraes determina extradição de brasileiros envolvidos no 8 de janeiro que estão na Argentina

Moraes determina extradição de brasileiros envolvidos no 8 de janeiro que estão na Argentina

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a extradição de brasileiros que estão na Argentina e se envolveram nos atos do 8 de janeiro de 2023, quando um grupo depredou as sedes dos Três Poderes em Brasília, segundo a assessoria da corte e duas fontes da Polícia Federal com conhecimento do caso.

A PF foi quem fez a solicitação ao STF, segundo as fontes. Pelo trâmite, Moraes encaminhou ao Ministério da Justiça e o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da pasta vai analisar se o caso está de acordo com os tratados internacionais.

Do Ministério da Justiça, o caso seguirá para o Ministério das Relações Exteriores, que fará o contato com autoridades argentinas.

Em junho, a Reuters mostrou que autoridades da PF calculavam que entre 50 a 100 apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro acusados de vandalismo e insurreição fugiram para a Argentina depois que Javier Milei assumiu a Presidência do país em dezembro.

A maioria dos fugitivos já foi julgada e condenada pela Suprema Corte e enfrenta sentenças severas, incluindo até 17 anos de prisão por planejar um golpe de Estado, disse na ocasião um graduado policial envolvido na investigação.

O Brasil havia pedido à polícia argentina que identificasse o paradeiro e a situação deles no país antes de decidir solicitar a extradição, disseram as autoridades policiais. Os fugitivos tinham restrições de movimento determinadas pela Justiça e alguns quebraram tornozeleiras eletrônicas que haviam sido colocadas.

 

(Reportagem de Ricardo Brito)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Pessoa recebendo aplicação de vacina no braço, simbolizando a importância da vacinação contra doenças.

Casos de sarampo caem 71% em 24 anos por melhoria da cobertura vacinal, diz OMS

Por Mariam Sunny (Reuters) – Os casos globais de sarampo caíram 71%, para 11 milhões, no período de 2000 a 2024, impulsionados pela melhoria da cobertura de vacinação, informou a Organização Mundial da Saúde em um relatório na sexta-feira. A vacinação contra o sarampo evitou quase 59 milhões de mortes

Vista aérea do centro de Houston com prédios altos e área verde nas proximidades, sob um céu parcialmente nublado, evidenciando a arquitetura moderna da cidade.

Dívida pública bruta do Brasil sobe a 78,6% do PIB em outubro, mostra BC

SÃO PAULO (Reuters) -A dívida bruta do Brasil registrou alta em outubro, quando o setor público consolidado brasileiro apresentou superávit primário abaixo do esperado, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Central. A dívida pública bruta do país como proporção do PIB fechou outubro em 78,6%, contra 78,1%

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.