thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mitsui faz acordo com Atlas Lithium para compra de produção de minas no Brasil

Mitsui faz acordo com Atlas Lithium para compra de produção de minas no Brasil

Por Yuka Obayashi e Kaori Kaneko

TÓQUIO (Reuters) – A Mitsui & Co disse nesta quinta-feira que desembolsará 30 milhões de dólares para adquirir uma participação de 12% na Atlas Lithium para entrar na operação de minas de lítio no Brasil e atender à demanda pelo mineral para baterias.

O acordo da trading japonesa segue um negócio semelhante anunciado pela rival Mitsubishi Corp este mês para comprar uma participação no projeto de lítio PAK da mineradora canadense Frontier Lithium.

Mitsui afirmou que irá subscrever uma alocação de terceiros no valor de 30 milhões de dólares em novas ações pela Atlas e obter o direito de comprar concentrado de espodumênio de lítio.

A Atlas, sediada nos EUA, está desenvolvendo o projeto Neves no Vale do Lítio, no Estado de Minas Gerais. A empresa é uma das maiores detentoras de concessões de lítio no Brasil.

A expectativa é de que o projeto Neves inicie a produção de concentrado de espodumênio no quarto trimestre de 2024, com a produção anual atingindo 300.000 toneladas após uma expansão no final de 2025, o suficiente para ser usado em cerca de 1 milhão de veículos elétricos, disse a Mitsui.

A Mitsui vai consumir um total de 315.000 toneladas de concentrado em cerca de 5 anos.

“Como a Atlas possui mais de 50 blocos no vale, vemos potencial de crescimento”, disse Akinobu Hashimoto, gerente geral da nova divisão de metais e alumínio da Mitsui, a repórteres.

Ele destacou o curto período entre o investimento e o início da produção e os custos de desenvolvimento mais baixos em comparação com os da Austrália como principais pontos atrativos da operação.

O negócio marca o primeiro investimento da Mitsui em lítio e faz parte de sua estratégia de construir cadeias de valor de materiais de bateria que abrangem desenvolvimento, produção e reciclagem.

A Mitsui tem como objetivo expandir seu portfólio de lítio, envolvendo-se em projetos adicionais de upstream e de conversão, ao mesmo tempo em que também está de olho em investimentos em outros minerais de bateria, como níquel e manganês, disse Hashimoto.

A conclusão do negócio está prevista para abril.

(Reportagem de Kaori Kaneko)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem com LED de teclado de computador iluminado em azul e logo do LinkedIn destacado ao centro, simbolizando conexões profissionais e rede social.

LinkedIn faz acordo em processo antitruste e aceita mudar práticas contratuais

Por Mike Scarcella (Reuters) – O LinkedIn concordou em fazer mudanças temporárias em suas práticas contratuais para encerrar uma ação judicial movida por usuários dos Estados Unidos que alegaram que a empresa conspirou para impedir a entrada de concorrentes no mercado. O acordo preliminar de ação coletiva, que não inclui

Protesto no Brasil com bandeira brasileira grande e pessoas segurando cartaz que diz "Nice try, Trump but we're not afraid" em uma manifestação de apoio ao país.

Governo publica no DO decreto que regulamenta Lei de Reciprocidade Econômica

SÃO PAULO (Reuters) – O governo publicou no Diário Oficial desta terça-feira decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que regulamenta a Lei de Reciprocidade Econômica, em meio a debates sobre como responder à ameaça de tarifa de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros a partir de 1º

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.